Moda

As leggings saíram do ginásio e vão brilhar (literalmente) nas festas de final de ano

Ao surgirem com lantejoulas, recortes e padrões, o básico desportivo ganhou um novo propósito e tornou-se num statement.
A peça desportiva vai ser uma companheira noturna.

A importância de um par de leggings, por norma, é reduzida ao contexto desportivo. Podemos usar os modelos para treinar no ginásio, vesti-los o dia inteiro em casa ou até para ir à rua fazer atividades indispensáveis. No entanto, o medo de parecermos desleixados, por serem tão despojadas, foi limitando o potencial destas propostas. Se lhe dissermos que o básico se tornou no novo uniforme de festa, é provável que não acredite.

Em 2022, uma das formas de encarar as festividades passa por fugir do óbvio. Por isso, temos observado um fenómeno que consiste em ignorar a primeira ideia que nos passa pela cabeça, de forma a marcar a diferença. Ao ritmo a que surgem novas tendências na indústria da moda, a vontade de as prever ou antecipar leva ao experimentalismo que caracteriza o zeitgeist. As leggings são o mais recente alvo deste movimento.

Apesar da busca pela imprevisibilidade, o principal motivo para o sucesso não podia ser mais óbvio. São poucas as peças que temos no nosso armário que sejam mais confortáveis do que um par destas calças justas, ideais para um contexto de celebração em que dançamos até a noite toda. Ainda vivemos a euforia dos anos em que estivemos fechados em casa, devido à pandemia, e a alegria manifesta-se nos movimentos na pista de dança.

Embora seja frequente observarmos as ruas a adotarem tendências ditadas por designers, também acontece surgirem peças típicas do quotidiano nas passarelas. É neste segundo cenário que surge esta nova febre, com várias marcas conhecidas a inspirarem-se num básico da roupa desportiva para lhes dar um novo twist. Além disso, não faltam it girls, como a espanhola Bianca Miró, a mostrar formas de usar o look.

A coleção da Givenchy, dedicada à estação quente de 2023, contou com modelos transparentes, com o logótipo da marca, enquanto Isabel Marant colocou toda a sua inspiração em designs cobertos por lantejoulas. Victoria Beckham, por sua vez, apostou no efeito de rede, conjugando a parte de baixo com uma saia que complementou o básico.

Todos estes lançamentos recentes provam que, com um pouco de brilho, cor e alguns padrões, podemos inovar na forma de olhar para a roupa de festa. Enquanto uns combinam melhor com tops sensuais, também pode conjugar com um blazer ou uma blusa mais fluida. As conjugações são tantas como os modelos que encontra no mercado.

Da Zara à Prada, a NiT reuniu vários modelos de leggings ousadas que se podem tornar no seu go-to nesta época festiva. Se quiser inovar no réveillon, carregue na galeria e conheça as sugestões.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT