A Balenciaga é uma marca centenária, com códigos e simbolismos edificados pelo fundador da insígnia. No entanto, sob a atual direção criativa de Demna Gvasalia, a etiqueta tornou-se conhecida sobretudo pelos modelos de sapatilhas tão bizarros que nem parecem reais. Depois dos crocs de salto alto, desta vez, a gigante francesa lançou as sapatilhas que não vai ter oportunidade de estragar — porque já têm um aspeto destruído.
Propositadamente desgastado e sujo, o Paris Sneaker procura reformular um design clássico, que faz referência às práticas de atletismo de meados do século. O azul escuro, o branco e o vermelho são as cores escolhidas para alcançar este visual que vai além do usado, entrando na esfera do maltratado.
A campanha, que foi lançada esta segunda-feira, dia 9 de maio, conta com o trabalho do fotógrafo Leopold Duchemin. De acordo com o que se pode ler no site da marca, o design sugere “que estão destinados a serem usados durante a vida toda”. Surgem como um comentário disruptivo acerca da durabilidade na indústria da moda.
Cada par é cortado em toda a parte superior, tem bordas desgastadas e um sistema de amarração em todas as opções. Os sapatos apresentam marcas desbotadas na entressola e, como não podia faltar, o logótipo da Balenciaga está inscrito na parte inferior. O estilo distressed, que tem marcado a moda de forma não irónica, acabou de atingir o seu ápice.
A coleção está disponível no site da Balenciaga, assim como nas lojas físicas. Os sneakers de cano alto custam 495€, enquanto o modelo mule pode ser comprados por 395€. Ainda vai ser disponibilizada uma edição limitada com 100 pares super gastos, que custam 1,450€.
Carregue na galeria para ver algumas das opções à venda desta coleção especial da Balenciaga.