Criatividade sem limites ou bizarria pura? A questão surge sempre que Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, decide lançar uma nova peça ou acessório. Desde que assumiu as rédeas da casa de moda em 2015, o designer aposta em criações que geram controvérsia. No final de 2022, foi acusado de incitar à pedofilia por colocar artigos associados a práticas BDSM, como ursos de peluche, nas mãos de miúdos com cerca de cinco anos.
A lista de ideias bizarras continua. Já vimos a insígnia lançar sapatilhas estragadas de origem, sacos do lixo como acessório do luxo ou um pacote de batatas fritas vazio que, na realidade, era uma carteira. E, normalmente, os preços exigidos pelas propostas também costumam surpreender.
Desta vez, a etiqueta apresentou um a “Towel Skirt” que, tal como o nome indica, é uma toalha de banho que funciona como saia. Ou vice-versa. A proposta faz parte da coleção de primavera-verão de 2024 da marca e, assim que foi lançada, tornou-se viral. Um dos motivos é o facto de estar à venda online por 853 euros.

O desenho felpudo de algodão é idêntico a uma toalha de banho turca. Porém, conta com dois botões interiores para ser atada à cintura e andar na rua como se tivesse acabado de sair do chuveiro. Mas atenção: vai fazê-lo com o logótipo da Balenciaga bordado.
“Decidi voltar às minhas raízes na moda, bem como às raízes da Balenciaga, que é fazer roupas de qualidade – não criar imagem ou buzz”, explicou Demna Gvasalia, à “Vogue”, em fevereiro. No entanto, parece que o criador nascido na Geórgia há 42 anos está longe de dispensar uma boa dose de provocação. As reações ao lançamento são a prova disso.
Aproveite e carregue na galeria para conhecer outras criações — igualmente bizarras — da marca espanhola.