Moda

Barbiecore: a maior tendência do verão está a pintar as mulheres de rosa

Várias celebridades aderiram à trend, que parece ter invadido o street style. Até Valentino trocou o icónico vermelho por este tom.
Ninguém consegue resistir.

Margot Robbie e Ryan Gosling serão os protagonistas de um novo filme live-action da “Barbie”, a icónica boneca da Mattel conhecida pelo gigantesco closet e uma vida demasiado desocupada. Com as expetativas elevadas, surge também uma nova tendência no mundo da moda: o Barbiecore. O nome é bastante auto-explicativo. Ou seja, o objetivo é apenas um: criar looks o mais rosa possível.

A verdade é que há milhões de mulheres em todo o mundo a aderir a esta trend, sejam celebridades ou não. Anne Hathaway, por exemplo, usou um curto vestido e saltos de plataforma cor de rosa em Roma, antes de assistir a um desfile da Valentino. Aliás, até a própria casa italiana está a apostar neste conceito de tons vibrantes. Em março, apresentou a coleção para o outono deste ano, em que 40 das silhuetas eram puramente rosa, sem nenhum outro tom a contrastar, fugindo assim ao icónico vermelho da etiqueta.

“O rosa tem agora uma vantagem sobre todas as outras cores, e todas as conotações que antes tinha estão no passado. As redes sociais e o culto às celebridades tiveram, sem dúvida, um impacto nesta alteração”, diz à “Women’s Wear Daily” Heather Gramston, diretora da marca londrina Brown.

A par de Hathaway, existem várias outras celebridades que se viraram para este pigmento. No Instagram, Kim Kardashian partilhou uma fotografia com um visual full pink e já conta com mais de três milhões de likes. A artista Lizzo, Megan Fox, Simone Ashley, Zendaya e Hailey Bieber foram apenas algumas das dezenas de famosas que abraçaram este tendência. A influencer Dy Miryan também é fã: “Só eu que estou amando essa tendência Barbiecore que está dominando o cenário fashion?! Sou suspeita para falar, porque amo pink e acho que fica tudo incrível nessa cor”, escreveu no Instagram.

Mas não é apenas a elite que se está a vestir com esta cor tão forte e que tanta energia consegue transmitir. A Klarna, um serviço que nos permite fazer compras online e ir pagando em prestações, partilhou alguns dados que revelam a popularidade do Barbiecore. Este ano, a procura por vestidos curtos rosa subiu em 970 por cento, e a dos fatos de banho do mesmo tom aumentou em 682 por cento. Já o Pinterest adianta que a pesquisa por Barbie Outfit cresceu 75 por cento em apenas seis meses. No TikTok, a palavra Barbiecore aparece em vários vídeos virais e, no total, já arrecadou cerca de 20 milhões de visualizações. Este crescimento estrondoso também está associado à pandemia e à chamada moda dopamina, uma expressão usada para descrever artigos de cores intensas, cujo objetivo é causar a boa disposição tanto naqueles que usam as roupas, como naqueles que os veem passar.

O WGSN, uma plataforma de pesquisa de tendências, em parecia com a Coloro, destacou o rosa vibrante, ou orchid flower. como a cor do ano 2022.  “O orchid flower tem uma qualidade intensa, hiper-real e energizante que se destacará tanto na vida real como nos ambientes digitais. Também é versátil o suficiente para funcionar em todas as estações e continentes”, explicam os responsáveis.

Depois de tudo isto, também está curiosa para aderir à tendência, certo? Então carregue na galeria e conheça peças cor de rosa que estão à venda nas lojas em Portugal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT