Moda

Béhen levou uma explosão de cores ao primeiro dia da ModaLisboa

A criadora confecionou peças com colchas portuguesas e sedas finas naturais vindas de palácios franceses
O evento arrancou esta quinta-feira.

No primeiro dia da ModaLisboa Comunidade, a criadora portuguesa Béhen apresentou uma coleção marcada pelos tons bordeaux, toques de verde e azul e um cor-de-rosa irresistível. Esta explosão de cores foi transmitida por streaming esta quinta-feira, 15 de abril, através do site oficial, mas também na app (disponível para iOS e Android) e na ModaLisboa app TV para clientes MEO.

Foi por volta das 21h30 que as propostas de Béhen foram apresentadas, num desfile digital cheio de dança e movimento que mostrou as criações feitas com materiais de todo o mundo. Colchas portuguesas e de Macau, carpetes de veludo e sedas finas naturais vindas de palácios franceses foram alguns dos elementos inesquecíveis numa apresentação cheia de criatividade.

A coleção de outono/inverno para a temporada de 2021/2022 de Joana Duarte recebeu o nome Quero-te Muito e inspirou-se na “descoberta ardente da pós-inocência”. Também os contos de fadas serviram para descobrir este mundo em imagens de “cheiro” e de “vento quente”, nas palavras da criadora.

Lendas, luas-de-mel e os sonhos formaram o conceito que foi apresentado, com marmoreados feitos em parceria com a Fundação Ricardo Espírito Santo e os acessórios feitos pelo atelier Ceagagê.

Como começou Béhen

Joana Duarte tirou um mestrado em Londres, no Reino Unido, e fez uma longa viagem pela Índia que marcou o seu percurso na moda. Com as suas coleções, a designer quer contar histórias inspiradas em todo o mundo, mas sobretudo as das conexões das mulheres através dos tecidos.

Mulheres que cantam em hindi, que têm o nascer do sol da Síria e que pisam a calçada portuguesa com “saudade no peito”, nas suas próprias palavras, são aquelas que pretende homenagear. As roupas são feitas de forma ética por mulheres em comunidades por todo o mundo e apoiam a educação de rapazes e raparigas sírios.

Com Béhen, quer mostrar que a moda não deve ter desperdícios e desenvolve as suas peças, sempre únicas, através de tecidos antigos. Entre as colaborações que marcaram a sua carreira, destaca-se a colaboração com a Levi’s em fevereiro deste ano, onde utilizou ganga de coleções antigas e stocks que estavam parados.

A seguir, carregue na galeria para ver o desfile de Béhen na ModaLisboa Comunidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT