Apesar da personalidade “bastante tímida”, Beth Matthews desfilou na Semana da Moda, em Londres, esta sexta-feira, 15 de setembro. Com a estreia na passarela, a britânica de 23 anos passou a integrar o grupo (ainda restrito) de modelos com síndrome de Down. O seu objetivo era simples: “Mudar o cenário da moda”, contou à BBC.
A jovem, natural de Swansea, no Reino Unido, foi convidada a apresentar duas looks da etiqueta Goose Island, marca sediada na sua cidade natal. Beth surgiu com um vestido de veludo preto que lhe destacava a silhueta e uma camisa estampada oversized com um par de calças também pretas.
“A minha mãe disse que arrasei”, escreveu na sua página de Instagram, onde partilhou duas fotografias do desfile. Noutra publicação, em vídeo, mostrou-se agradecida: “Que momento. Obrigada por esta oportunidade incrível. Quero agradecer à equipa e a todos os modelos por serem tão adoráveis”.
Antes do desfile, a aspirante a manequim não escondeu o entusiasmo. “Espero que me deixem ficar com o vestido”, acrescentou, em declarações ao canal britânico.
Em 2022, Matthews assinou um contrato com a agência Zebedee Talent, dedicada a modelos transgénero, não-binários ou com deficiências. Desde então, já posou para revistas, como a “Cosmopolitan”, e surgiu na passadeira vermelha do Festival de Cinema de Veneza, que decorreu de 30 de agosto a 9 de setembro.
Graças à exposição, Fiona, a mãe da jovem, afirma que a filha tem conseguido ganhar mais confiança em si própria e que esta representação pode ajudar a mudar perspetivas, mostrando que “que alguém como a Beth tem uma vida incrível”. “A vida dela não mudou, só ficou mais interessante”, conclui.
A representação na indústria
Beth sentiu-se inspirada a seguir a carreira de modelo após ver o trabalho de Ellie Goldstein, que, tal como ela, também tem síndrome de Down. A modelo de 21 anos começou em adolescente a fazer campanhas publicitárias, mas a sua carreira evoluiu rapidamente e tomou um rumo inesperado.
Em 2020, tornou-se a primeira mulher com síndrome de Down a participar numa campanha da Gucci, que foi publicada no site da prestigiada “Vogue” italiana. A fotografia na conta de Instagram da marca representou um ponto de viragem na indústria e conquistou mais de 60 mil gostos — um número que ganha outra dimensão quando comparado com as restantes imagens da mesma campanha, que somaram pouco mais de 5 mil.
Natural de Essex, no Reino Unido, é representada pela mesma agência de talentos que Beth. Segundo Alessandro Michele, o diretor criativo da marca, esta escolha tinha como conceito mostrar “uma pessoa autêntica que usa a maquilhagem para contar uma história de liberdade, à sua maneira”.
Goldstein está a estudar Artes Performativas na faculdade e já tinha participado em várias campanhas, para marcas como a Superdry, Nike e Vodafone. “Adora estar no centro das atenções e à frente das câmaras, é muito confiante e ótima a seguir direções”, contou a mãe, Laura Johnson, na altura.
Sofía Jirau, de 27 anos, é outro exemplo inspirador na indústria da moda. Natural de Porto Rico, foi incluída no restrito lote de modelos da famosa marca de norte-americana, a Victoria’s Secret, em fevereiro do ano passado. Passou pela Semana da Moda de Nova Iorque, é uma influencer nas redes sociais e protagoniza várias campanhas, como a NiT já lhe contou.
Em Portugal, tem o caso de Carolina Teixeira Rosa, que se tornou a primeira modelo nacional com síndrome de Down. Leia o artigo da NiT onde contamos a história da jovem de 22 anos.