Moda

Blazers e vestidos são uma dupla de sucesso — mas nem todas sabem conjugá-los

A tendência é elegante e ideal para a meia estação. A NiT explica as melhores formas de combinar estas duas peças.
Aprenda como triunfar.

Corria o ano de 1987, quando o mundo parou para ver Diana desfilar na passadeira vermelha do Festival de Cinema de Cannes. Nesse ano, a princesa britânica usou um blazer oversized branco que combinou com um vestido às riscas de marinheiro. O conjunto consolidava o estatuto de ícone de moda.

Da paixão pelo padrão polka dot às golas, a aristocrata também nunca escondeu a sua paixão por estes casacos casuais. Usava-os com saias compridas e plissadas, com calças a condizer e até com sweatshirts desportivas. Porém, são os coordenados que envolviam a peça feminina por excelência que, ainda hoje, inspiram Kate Middleton ou de Meghan Markle.

Diana adorava o estilo.

Volvidas cerca de três décadas, a popularidade do estilo mantêm-se e as passarelas da primavera-verão de 2024 estavam repletas destas silhuetas. Durante a mais recente semana da moda, surgiram várias combinações de blazers estruturados com vestidos de inverno. Proenza Schouler, Cos e White Label são alguns dos exemplos.

A justaposição dos dois estilos, um masculino e o outro feminino, define na perfeição a maneira como muitas mulheres gostam de se vestir hoje em dia: de forma chique e prática. Katie Holmes é uma das embaixadoras do estilo, muitas vezes colocando casacos pretos de grandes dimensões por cima uma só peça branca.

Outro dos motivos do sucesso é o facto de ser o conjunto é ideal para os meses com mudanças de temperatura. Se optar por uma parte de baixo mais fresca, o agasalho mantém-na quente durante as manhãs ou noites mais frias. Se o blazer for mais fino, um vestido de malha ou de manga comprida vai ser infalível.

Os melhores blazers para usar com vestidos

Um vestido mais justo combinado com um blazer oversized faz sucesso devido ao contraste, combinando perfeitamente com momentos mais casuais. É uma das formas de dar um toque mais moderno ao visual, sobretudo se falarmos de um casaco com um aspeto mais clássico.

Caso goste de propostas curtas, pode combinar um agasalho cropped com uma bainha mais subida. O equilíbrio é ideal para saídas mais descontraídas com amigas, mantendo uma imagem jovem e contemporânea.

Se o vestido é mais fluido e solto, um blazer estruturado pode adicionar elegância e definição à silhueta. É uma mistura mais indicada para eventos formais, como um casamento, batizado ou um jantar de negócios, por exemplo.

Já desenhos midi funcionam bem com um complemento de corte clássico. Esta combinação intemporal é adequada para uma enorme variedade de ocasiões e raramente falha, seja mais sério ou um momento mais despojado.

Por fim, pode jogar com cores e padrões. Se a parte de baixo tiver um estampado chamativo, deve contrastar com um casaco de cor neutra que coloca o destaque no grafismo. A regra também pode ser invertida, se preferir um vestido com um tom liso e simples.

A NiT reuniu uma série de blazers que pode combinar com os vestidos que tem em casa.

Carregue na galeria para os conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT