Na quinta-feira, 16 de setembro, a Semana da Moda de Londres arrancou num formato híbrido, que se divide entre eventos físicos e digitais e entre os quais se destaca a apresentação de Marta Marques e Paulo Almeida, criadores do projeto português Marques’Almeida.
Já a famosa Camisola Poveira está a ser promovida por lá pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, numa loja pop-up da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), que conta ainda com criações das áreas de joalharia, acessórios, cerâmicas e decoração.
O espaço Local Goes Global Pop-Up Store desafia os visitantes a participar em bordados e técnicas artesanais de tecelagem nacional e esteve também presente na Semana da Moda de Paris em junho deste ano, com o objetivo de promover o mercado português como líder em moda sustentável.
A Camisola Poveira esteve em destaque nos media em março deste ano, depois da criadora americana Tory Burch colocar à venda no seu site uma réplica da camisola tradicional dos pescadores da Póvoa de Varzim por 695€. A peça chegou mesmo a ser identificada como uma sweater inspirada na baja mexicana, apesar de manter motivos marítimos e uma coroa da monarquia portuguesa em grande destaque ao centro. Leia o artigo da NiT para recordar esta história.