Moda

Carlos Gil fechou a ModaLisboa com uma homenagem a Portugal

O padrão presente em quase todos os looks enaltece os vários monumentos mais emblemáticos da história do nosso País.
O final desta edição da ModaLisboa.

A ModaLisboa Mais terminou este domingo, 11 de outubro, e Carlos Gil foi o estilista escolhido para fechar esta 55.ª edição. O evento aconteceu no Parque Eduardo VII, com tudo a acontecer ao ar livre, numa edição super exclusiva em tempos de pandemia.

O desfile de Carlos Gil estava marcado para as 18 horas no Jardim Carlos Lopes, onde três horas antes se tinha apresentado Gonçalo Peixoto — relembre aqui o artigo da NiT. Num dia marcado por começos pontuais, a hora foi a indicada para criar um efeito de apoteose, com raios de luz a focarem os canteiros verdejantes com malmequeres amarelos.

Estava criado o cenário para um final perfeito. A coleção SS21 de Carlos Gil é uma homenagem a Portugal, com o estilista a enaltecer a “coragem e a cultura portuguesas”.

Ao longo de todo o desfile, o preto e o branco destacaram-se, apesar dos vários apontamentos de cor num padrão bem especial. Em fundo branco, vários monumentos emblemáticos de Portugal, como o Arco da Rua Augusta, surgem desenhados ao estilo sketch em preto, lilás, verde, amarelo e encarnado.

A carta de amor a Portugal sentia-se ainda nos folhos que representam as ondas, nas redes que lembram o mar e nos bolsos, que, segundo o criador, “guardam não só mas também segredos sentimentos e emoções”.

A mulher desenhada por Carlos Gil é elegante, lutadora e misteriosa. O estilista joga ainda com simetrias e assimetrias e esses bolsos que guardam segredos são uma constante — quase todas as modelos tinham pequenas bolsas, ao estilo de porta-moedas, presas no final da perna. Houve ainda espaço para casacos estruturados e apontamentos de cores fortes, como o fúcsia, amarelo e encarnado.

Afinal, como começou Carlos Gil?

O criador nasceu em Nampula (Moçambique) no final da década de 1960, mas foi em Portugal que se formou em Design de Moda. Em 1998, inaugurou o seu primeiro atelier no Fundão, cidade onde ainda hoje vive. Poucos anos depois, conseguiu abrir a sua primeira loja em nome próprio.

2009 foi o ano em que se apresentou pela primeira vez no Portugal Fashion e desde logo captou a atenção da indústria da moda. Há cinco anos foi convidado para participar na ModaLisboa, onde apresentou a primeira linha de prêt-a-porter (primavera/verão 2015).

Mais recentemente, a marca Carlos Gil tem-se expandido internacionalmente, através da participação em eventos como a Milano Moda Donna Fashion Week ou a semana da moda da Polónia. A par do seu papel enquanto criador de moda, também dá aulas de Produção de Moda na ETIC (Escola de Tecnologias Inovação e Criação) desde 2010.

Ao longo da sua carreira tem recebido variadíssimos prémios, dos quais dois Globos de Ouro para Melhor Estilista, um entregue em 2015 e outro em 2017. Carlos Gil é atualmente conhecido por criar peças de roupa de estilo cosmopolita e muito elegantes, sem nunca descurar a procura pela beleza feminina e a qualidade dos materiais.

De seguida, carregue na galeria para conhecer a coleção SS21 de Carlos Gil.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT