Moda

A carteira croissant quer fazer história — e é a peça que todas querem ter

Apesar de ter sido uma criação da Fendi, não tardou muito até que todas as marcas de luxo lançassem a sua versão.

A carteira Baguette da Fendi, foi criada em 1997 e desde então que é considerada a primeira it-bag da história. Foi ela que inclusive deu origem às listas de espera no mercado do luxo, graças à grande procura de que foi alvo.

A primeira versão deste modelo foi inspirada em bolsas bordadas dos anos 1920 e 1930, da coleção particular de Adele Casagrande, avó de Silvia Venturi Fendi, diretora criativa dos acessórios da etiqueta e herdeira do negócio. Ainda assim, continua tão atual como na altura, mas hoje em dia já tem mais concorrência.

É que ultimamente não se fala de outra coisa que não as carteiras Croissant, outra proposta inspirada num produto de pastelaria que também promete ficar para a história. A sugestão foi lançada nos anos 2000, pela mão da mesma designer, e tem uma silhueta em forma de meia-lua, com curvas mais pronunciadas. Tem um perfil mais fino, muito parecido com o próprio bolo.

Não tardou muito até que todas as marcas de luxo quisessem lançar a sua própria versão. A Lemaire, a Bottega e a Louis Vitton foram apenas algumas das que não quiseram ficar de fora desta moda. Ultimamente tem sido vista por tudo o quanto é rua e feed de Instagram. Não há uma celebridade ou influencer que não tenha pelo menos esta bolsa numa cor e a realidade é que ela é bastante versátil.

Embora tenha um tamanho pequeno, o corte é leve e fácil de carregar. Graças à alça curta, as mãos ficam livres para carregar outras coisas, mas mesmo assim a proposta tem servido várias modificações ao longo do tempo. Há marcas que já optam por desenhar o modelo em diferentes tamanhos, maiores ou menores e com algum tipo de estampado.

É um acessório capaz de revolucionar qualquer look. Pode ser utilizado na mão, com um conjunto de fato mais formal e fazer a combinação perfeita para um evento de trabalho ou um jantar mais formal. Ainda assim, não deixa de ser a aposta ideal para um passeio onde não queremos ir carregados com o mundo às costas e o objetivo é apenas levar o essencial.

Aproveite e carregue na galeria para ver a seleção de carteiras Croissant.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT