Tornou-se na imagem de marca do presidente ucraniano desde que, no final de fevereiro, viu o seu país invadido pelas forças militares russas. Volodymyr Zelensky trocou o blazer e a gravata por um polar verde tropa e a indumentária correu o mundo.
Essa fama valeu agora pelo menos 105 mil euros em ajuda financeira para o povo ucraniano, que continua a resistir à invasão russa. Tudo aconteceu no leilão organizado pela embaixada ucraniana no Reino Unido esta sexta-feira, 6 de maio.
O casaco usado por Zelensky foi a estrela do leilão que contou com a apresentação do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que fez um discurso por videoconferência. “Estejam a licitar pelo casaco de Volodymyr — que é uma pechincha a partir dos 58 mil euros e quero licitações mais altas do que essas — ou por uma visita guiada por Kiev dada pelo presidente Klitschko, tudo vale bem a pena”, notou.
“Apoiem a Ucrânia nesta noite, meus amigos, para que a grandiosa capital europeia Kiev nunca mais fique sob ameaça, para que a Ucrânia volte a ser unificada e livre mais uma vez.”