“Não creio que ele estivesse a falar a sério e não acho que seja má pessoa”, afirmou Bjorn Gulden, diretor-geral da adidas, sobre Kanye West após os comentários antissemitas que levaram ao fim da parceria entre o artista e a marca desportiva.
O empresário saiu em defeda do polémico rapper e designer no podcast “The Good Company” a 13 de setembro. No episódio, descreve West como “uma das pessoas mais criativas do mundo, tanto na música como no que chamo a cultura urbana”. Afirma, porém, que alguns dos seus comentários “não foram assim tão felizes”.
Caso já não se lembre da polémica, nós explicamos tudo. No início de outubro do ano passado, foi fotografado em Paris a utilizar uma camisola onde se lia “White Lives Matter” (as vidas brancas importam, em português).
Trata-se de um movimento que foi criado por volta de junho de 2020 para contradizer o “Black Lives Matter”, que chamava à atenção para a precaridade das vidas das pessoas negras, que muitas vezes são vítimas de brutalidade policial.
E como se isto não bastasse, afirmou também que George Floyd — que foi assassinado por um polícia a 25 de maio de 2020, crime que espoletou manifestações por tudo o mundo — havia morrido devido ao consumo de drogas.
No Twitter (por volta da mesma altura), West fez referência ao “defcon 3”, um termo militar que representa um perigo na segurança nacional, e relacionou-o com os judeus. “A parte engraçada é que não posso ser antissemita, porque as pessoas negras são judias. Além disso, vocês já gozaram muito comigo e rejeitam todos os que discordam de vocês”, escreveu numa publicação que apagou uns minutos depois.
Após a polémica, a gigante alemã anunciou que ia deixar de fabricar as sapatilhas Yeezy, criadas em colaboração com Kanye, e garantiram que não fariam mais pagamentos ao artista ou às suas empresas. O fim da parceria teve um impacto de cerca de 250 milhões de euros nos lucros da etiqueta.
Já há alguns anos que vários fãs questionam os comportamentos erráticos e bizarros de Kanye West. Em 2020, Kim Kardashian, a sua ex-mulher, anunciou que o rapper sofre de bipolaridade. Pode ler o artigo da NiT onde lhe contamos melhor esta história.