Moda

Os chapéus de pescador transformaram-se: agora são quentes, felpudos e coloridos

O street style para os meses mais frios inclui uma nova versão do acessório mais cool do verão. As it girls não a largam.

Nos últimos anos, os bucket hats — também conhecidos por panamás ou chapéus de pescador — saíram dos barcos para a rua. O acessório, que durante os anos 90 era crucial no looks de streetwear de quem vestia fato de treino todos os dias, regressou com uma força que nem todos esperavam. De microtendência, rapidamente passou a um dos modelos favoritos para proteger a cabeça do sol. Na ausência do calor, o design cool irá manter-se entre as escolhas desta estação, mas com um rebranding.

O acessório, que muitas vezes se assemelha a um balde, ganha novas funções nos meses mais frios do ano. Desta vez, está a fazer sucesso por estar coberto de pelo, o que contribui para um visual igualmente adorável e chique. O que não muda é a sua capacidade de transformar qualquer outfit. Sobretudo quando conjugado com casacos de pelo sintético, macios e confortáveis.

Rihanna, que está sempre na vanguarda, foi uma das primeiras a usar esta versão do chapéu. A artista tornou-se um ícone de moda tão admirado que, mesmo as suas escolhas mais inusitadas, são apreciadas. EM 2017, muito antes de ser tendência, a caribenha usou um design da britânica Emma Brewin, a quem publicações como a “Vogue” atribuem o mérito pelo regresso do bucket hat felpudo.

Nos anos que se seguiram, alguns dos maiores nomes de peso na indústria foram-se juntando lentamente a Brewin. A Prada e a Acne Studios são dois dos exemplos que viram nos bucket hats uma oportunidade de negócio antes de, na estação fria de 2022, o estilo começar a invadir todas as marcas mais populares à venda em Portugal. Emily Ratajkowski, Bella Hadid e Hailey Bieber são nomes que não resistem à nova obsessão das fashionistas.

O artigo que cobre a cabeça, cujo nome deriva da palavra francesa chapeau, foi caindo em desuso ao longo dos anos. Atualmente, a chapelaria é vista como uma escolha para quem gosta de assumir mais riscos na moda e, quem coloca uma espécie de balde peludo (mas com muito estilo) na cabeça, mostra ter uma irreverência quase inata. Aqui está um fenómeno ao qual se deve tirar (ou pôr) o chapéu.

Se estiver à procura do modelo mais adequado para si ou for apenas curiosa, a NiT reuniu uma seleção de bucket hats cheios de estilo. Carregue na galeria para conhecer as sugestões, das lisas às estampadas e das coloridas às neutras.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT