Uma jovem italiana, então desconhecida, surge a dançar na cadeira da sua cozinha modesta em Milão, Itália. À sua volta, estão espalhados sob a mesa os livros do curso de Direito que não chegaria a concluir. Ao gravar aquele vídeo, Chiara Ferragni — um nome que, atualmente, muitos identificarão — dava os primeiros passos para trocar o código civil pelas leis das redes sociais.
O registo, que faz parte do documentário do “Chiara Ferragni: Unposted”, de 2019, antecede imagens da empresária, atualmente com 37 anos, nos bastidores de campanhas publicitárias, em desfiles de moda ou em viagens pelo mundo. Muitos acreditam que Ferragni, que começou a trabalhar como modelo aos 16 anos, foi mesmo a primeira influencer a vingar no digital.
A empreendedora é um dos nomes que vão estar em Portugal para a Conferência Internacional ICON — Influencing the World, que decorre na MEO Arena, em Lisboa, nos dias 4, 5 e 6 de junho. O evento, do qual a NiT é media partner, apresenta-se como um espaço de aprendizagem, networking e inovação.
Sob o mote “Learn. Share. Lead” (em português “aprender, partilhar, liderar”), a iniciativa conta com diversos convidados de diversas áreas, incluindo alguns dos maiores influenciadores digitais a nível nacional e internacional, como Camila Coelho, Mark Ritson, Bruno Casanovas, Loren Gray, Nuno Agonia e Brodie Carr.
No caso da italiana, a intervenção, que terá cerca de 30 minutos, vai girar em torno do tema “De Influencer a Empreendedora: a criação de um império com autenticidade”, abordando aquele que foi o seu percurso no mundo digital. A palestra está marcada para as 12h30 do dia 5 de junho, no ICON Stage.
Com quase 30 milhões de seguidores, o impacto da empresária serve de inspiração para milhões de mulheres. Aos 37 anos, tem uma revista, uma marca de roupa e acessórios, uma linha de maquilhagem e ainda é protagonista de uma série na Amazon Prime, que acompanha a sua vida.
“Digo sempre que sou uma empreendedora digital”, afirmou numa conferência de imprensa, aquando da estreia do documentário “Chiara Ferragni: Unposted”. “Não se trata apenas de tirar fotografias e ser bonita, porque, se fosse assim, toda a gente o poderia fazer. Tem a ver com trabalho árduo, compromissos, sacrifícios e uma boa intuição. É uma mistura de muitas coisas.”
Se hoje em dia a sua influência chega a vários campos, o seu percurso começou pelo digital. No início dos anos 2000, começou por publicar em páginas, como as da plataforma italiana AlterVista ou Netlog, que entretanto já não existem. Em 2004, começou a publicar as suas fotografias aspiracionais no Flickr, uma rede social focada na partilha de imagens.
O salto aconteceu em outubro de 2009 quando, aos 22 anos, lançou o blogue “The Blond Salad”, centrado no seu estilo de vida pelas ruas de Milão. Um mês depois, tinha cerca de 30 mil visitantes por dia, tendo sido considerada pioneira na criação dos blogues de moda – à época, um fenómeno desconhecido.
“A forma como comecei a contar a minha própria história nas redes sociais é muito semelhante ao que costumava dizer à minha mãe quando era criança”, confessa à “Vogue”. “ Mesmo quando era mais nova, queria estar nas luzes da ribalta – nessa altura, eram as luzes da ribalta da minha mãe. Sempre quis isso, sempre me preocupei com isso.”
E assim foi. Nos anos seguintes, começou a ser convidada para diversos congressos e a ser convidada para os desfiles das grandes marcas, sobretudo após ter chegado ao Instagram, em 2012. As colaborações multiplicavam-se e a sua presença digital tornou-se num projeto editorial lucrativo.
“Penso que Chiara Ferragni está profundamente ligada à tradição histórica italiana de criatividade”, segundo a Embaixada de Itália em Nova Iorque. “Combina, ao mesmo tempo, a capacidade de ser empresária, influenciadora, produtora, designer. Penso que todas estas são caraterísticas do Renascimento italiano, ser muitas coisas ao mesmo tempo.”
De facto, o seu impacto tem sido estudado até em faculdades. A Harvard Business School. por exemplo, usou-a como um caso de estudo das redes sociais, cimentando-a como uma das magnatas mais valiosas da Internet. Prova disso é que, em 2015, tornou-se a primeira blogger a aparecer numa capa da “Vogue”, para a edição espanhola.
Desde então, a sua família tornou-se omnipresente nas revistas e nas redes sociais, onde documenta o seu estilo de vida luxuoso e os seus filhos, Leone e Vittoria. O seu casamento com a estrela pop Fedez, em 2018, foi mais popular online do que a boda de Harry e Meghan Markle, segundo o documentário.
Dos escândalos ao regresso
A sua história não está livre de escândalos. No ano passado, Ferragni afastou-se dos holofotes na sequência de algumas controvérsias, como as alegações de fraude, que descreveu como um “erro de comunicação”, e um divórcio muito polémico, que se tornou bastante comentado publicamente. A empresária separou-se do rapper italiano Fedez.
A carreira lucrativa foi interrompida no final de 2023, quando a Autoridade da Concorrência italiana a acusou de enganar o público sobre “uma prática comercial incorreta” atrás de uma alegada arrecadação de fundos através da venda de bolos de Natal Pandoro, com o logotipo de Ferragni, por cerca de 9 euros.

O escândalo, após ter sido descoberto que a doação tinha sido feita a priori, e que o valor não dependia das vendas, perdeu mais de 150 mil seguidores e foi abandonada por vários parceiros de grandes marcas
Há um ano, não era claro como é que o seu império de 75 milhões de euros poderia recuperar das consequências. A criadora de conteúdos, porém, não perdeu tempo e anunciou que ia devolver milhão de euros ao hospital Regina Margherita de Torino, no norte de Itália, para ajudar miúdos, além de ter contratado uma empresa de comunicação especializada em crises de imagem, a Community Reputation Advisers.
Outra das situações mais polémicas, tendo sido esta abordada no documentário, retrata a batalha legal com Riccardo Pozzoli, o antigo companheiro e parceiro de negócios, que terá tentado vender as suas ações da empresa conjunta, The Blonde Salad Crew, numa tentativa de golpe, antes de ceder e vendê-las a Ferragni, tornando-a na única proprietária da empresa.
“Ao verem que fui bem sucedida, as pessoas encontram uma fonte de inspiração e de energia que lhes diz: ‘Também devia tentar’. Isso é a coisa mais poderosa”, responde à “Vogue”, quando questionada sobre o motivo das pessoas gostarem de a seguir nas redes sociais. “Fico feliz porque tenho orgulho na pessoa que sou e fico feliz que as pessoas possam ver isso e achar que é inspirador à sua maneira.”
Sobre o Icon
Mais que uma conferência, é uma plataforma global para celebrar a influência”. É assim que se caracteriza a conferência internacional, que proporciona “uma oportunidade única para líderes das mais diversas indústrias, marcas, agências, plataformas e futuros ícones acederem a insights estratégicos, boas práticas e ferramentas inovadoras, promovendo a troca de conhecimento e impulsionando um futuro mais conectado e inovador”, avança a organização, composta por Iconference Events, TVI e CNN Portugal.
Na área do entretenimento e empreendedorismo, destaca-se Rita Pereira, não só uma das atrizes mais influentes de Portugal, como também um exemplo de empresária nos setores da moda e lifestyle. Pedro Teixeira, um ícone da televisão portuguesa, igualmente ativo no mundo empresarial.
Também Ana Moura estará presente, sendo reconhecida globalmente pelo toque contemporâneo que traz ao fado. Ana Garcia Martins, “A Pipoca Mais Doce”, tornou-se uma referência do digital e construiu uma marca de sucesso nos campos da escrita, entretenimento e comunicação.
Andreia Vale e Pedro Santos Pereira marcam o jornalismo, a primeira com uma carreira de mais de 20 anos, e três livros publicados, e o segundo como diretor executivo da CNN Portugal, podcaster e professor universitário.
Internacionalmente, marcam presença Carlos Scappini, cofundador da Mynd, a maior agência de marketing de influência da América Latina, e Oriol de Pablo, diretor-executivo e cofundador da VICIO, marca de smash burgers, juntam-se ao leque de oradores do qual fazem parte a brasileira Camila Coelho e a italiana Chiara Ferragni, duas das maiores influencers de moda beleza do mundo. Da lista fazem também parte Mark Ritson, Bruno Casanovas, Luís Corria, Lucas with Strangers, Loren Gray, Nuno Agonia e Brodie Carr.
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