Moda

Como Shiloh Jolie-Pitt está a levantar questões sobre a identidade de género

A filha de Brad Pitt e Angelina Jolie já se vestiu como um rapaz e era tratada por John. Agora, tem aparecido a usar vestidos.
Angelina tem aparecido com as filhas, Zahara e Shiloh.

Muito se tem falado nas últimas semanas sobre Angelina Jolie e as suas filhas Zahara e Shiloh. Para promover o seu mais recente filme, “Eternals (Eternos)”, um projeto da Marvel Studios, a estrela de Hollywood tem-se feito acompanhar pelos miúdos em alguns eventos de red carpet.

Um dos tópicos tendência na imprensa foi o facto de Angelina emprestar às filhas alguns dos seus antigos vestidos, como o que usou para a cerimónia dos Óscares em 2014, uma criação Elie Saab Couture em tule, decorada com lantejoulas prateadas. A 18 de outubro, Zahara, de 16 anos, reciclou-o para a passadeira vermelha do evento de estreia do filme. 

shiloh
À esquerda, Zahara com o vestido Elie Saab Couture. À direita, Jolie quando o usou originalmente, em 2014.

Nessa mesma noite, Angelina fez-se acompanhar de cinco dos seus seis filhos: além de Zahara, Maddox, de 20 anos, Shiloh, de 15, e os gémeos Vivienne e Knox, de 12 anos, também posaram para os fotógrafos ao lado da mãe. Faltou apenas Pax, de 17 anos.

A primeira filha biológica da atriz com o também ator Brad Pitt e com quem manteve uma relação durante 12 anos (que terminou em 2017) — Shiloh Jolie-Pit — começou muito antes a fazer correr muita tinta na imprensa por causa da sua identidade de género.

Aos oito anos, vestia-se com roupas consideradas de rapaz e usava o cabelo curto. Mais tarde, quando tinha 12 anos, o pai explicou em entrevista a Oprah Winfrey que Shiloh começou a manifestar o desejo de se chamar John quando ainda era muito pequena — ao ponto de corrigir os familiares quando não a tratavam por esse nome.

Afinal, com que género se identifica Shiloh?

Em 2010, quando a filha tinha apenas quatro anos, Angelina Jolie deu uma entrevista à “Vanity Fair” onde explicou que a miúda gostava de se vestir como um rapaz e que até achava que era mais um entre os irmãos. Os anos passaram e Shiloh sempre teve liberdade para vestir o que quisesse — roupas largas, calças, fatos, gravatas. Os pais nunca declararam publicamente se a primogénita se identificava como homem ou mulher.

shiloh
Shiloh Jolie Pitt em bebé e, mais tarde, quando preferia roupas mais masculinas.

Em 2017,  notícias falsas sobre um possível tratamento hormonal de mudança de género de Shiloh multiplicaram-se na internet. Supostamente estaria também tratar de alterar o seu nome para John.  Estes rumores nunca foram confirmados por qualquer fonte da família.

Agora, aos 15 anos, a forma de Shiloh se apresentar parece estar a aproximar-se mais do que, socialmente, é considerado feminino. No passado domingo, 24 de outubro, acompanhou a mãe na red carpet do Festival de Cinema de Roma usando um vestido preto que combinou com umas sapatilhas com padrão tigresa e maquilhagem discreta. 

A questão dos pronomes

Durante todo o processo, a imprensa sempre se questionou sobre o melhor pronome para se referir a Shiloh — tanto a vemos mencionada com o nome John e o pronome masculino, como com o seu nome original e a designação feminina. Desde que surgiu vestida de forma mais feminina,  as questões sobre os pronomes e a identidade de género ganharam novo fôlego.

Em 2019, o cantor britânico Sam Smith anunciou que se identificava como não-binário e que usaria o pronome “eles”, de género neutro, para se referir à sua pessoa. Smith explicou que não se considerava homem nem mulher, flutuava “algures no meio”, anunciando depois nas redes sociais o estatuto de não binário.

Em maio deste ano, foi a vez de Demi Lovato fazer um anúncio semelhante. Apresentando-se com um cabelo mais curto, a artista pop disse que passaria a usar pronomes plurais, como “they” e “them”. Embora na língua inglesa estas palavras não tenham género, quando traduzidas para português acabam por se transformar em “eles” ou “elas”. Para contornar esta questão, as pessoas da comunidade não-binária em Portugal usam pronomes como “el”, “ilu”, “elu” ou “ile”.

shiloh
A atriz, de 46 anos, interpreta a guerreira Thena no filme “Eternals”.

Angelina arrasa em Versace

As atenções do mundo até podem estar voltadas para as filhas de Angelina Jolie, mas não devemos ignorar aquele que já é um dos momentos de estilo mais marcantes do ano. Também no Festival de Cinema de Roma, a atriz usou vestido da Versace que está a ser elogiado pela imprensa especializada.

Para apresentar “Eternals (Eternos)”, a mulher que interpreta a guerreira Thena usou uma proposta em mesh metálico com a cintura drapeada que a fazia parecer uma amazona — um outfit de cortar a respiração. O vestido feito a partir de um material reaproveitado, em linha com uma consciência mais sustentável que tem vindo a adotar relativamente aos seus looks de red carpet.

Carregue na galeria para ver algumas imagens de Angelina Jolie e dos filhos na red carpet.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT