Moda

Este sobretudo da Bershka não passa de moda, mas está a desaparecer das lojas

O agasalho é um dos maiores best sellers da marca espanhola. A intemporalidade parece ser o seu ponto mais forte.
O tecido de lã torna o casaco mais irresistível.

A roupa com inspiração militar tem uma forte presença no mundo da moda, seja no street style ou nas passarelas. Os exemplos mais evidentes são as calças cargo com estampado camuflagem ou casacos acolchoados em tons sóbrios, ambos no topo das tendências para a estação. Uma opção menos óbvia, mas cujas origens remetem para o seu uso bélico, é o eterno trench coat — ou gabardina, em português.

Depois de ser sido usado durante a Primeira Guerra Mundial, para proteger os soldados, tornou-se um marco no mundo da moda. Holly Golightly, a carismática protagonista de “Breakfast at Tiffany’s”, é um dos casos que se renderam à peça e a transportou para o grande ecrã.

O responsável pela peça foi Thomas Burberry, o fundador da casa de luxo que continua a estar na base das réplicas que, todos os anos, surgem um pouco por todas as lojas. No entanto, para muitas pessoas, o clássico intemporal começa a ficar gasto e sentem falta de algum twist. Para dar resposta a este público, vão surgindo novas reinterpretações do design.

Uma inspiração menos literal das icónicas gabardinas.

Desde que foi lançado, o sobretudo ao estilo trench coat da Bershka manteve um lugar firme no topo de vendas. O seu tom cru — ligeiramente mais claro do que o bege Burberry — torna-o mais sofisticado, sem perder a casualidade. No entanto, diferencia-se pelo seu tecido de lã muito macio e quente, ao contrário de várias réplicas da gabardina intemporal.

As restantes características do básico mantêm-se intocáveis. O estilo oversized que se torna irresistível na estação dos casacos, o design funcional que os popularizou e, claro, o facto de nunca passar de moda. Outro acrescento é um cinto ajustável, caso queira definir a cintura.

O sobretudo custa 59,99€ no site da Bershka, que já o assinalou como um best seller. Restam apenas dois tamanhos, o M e o L, e já existem poucas unidades. No entanto, também pode comprar o mesmo modelo em preto e cinzento — que são menos populares.

Outro sobretudo clássico que também poderá usar com todas as peças é o camel coat. Carregue na galeria e descubra os modelos que vai querer ter no seu guarda-roupa, da Max Mara às marcas de fast fashion.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT