Moda

Criadores nacionais vão marcar presença nas semanas da moda em Paris até 2023

David Catalán, Estelita Mendonça e Huarte são alguns dos nomes que vão arrancar com esta internacionalização.
A parceria apela à sustentabilidade financeira das marcas.

O alcance europeu do design de moda nacional tem sido assegurado por nomes como Alexandra Moura, em Milão, e Maria Carlos Baptista, em Paris. A presença da produção portuguesa continua assegurada nas próximas seis edições da semana da moda de Paris, até 2023, com uma parceria entre o Portugal Fashion e a Tranoï, parceira oficial do evento.

No próximo mês de junho, arranca a primeira participação de etiquetas nacionais em solo francês. De acordo com o anúncio do Portugal Fashion, David Catalán, Estelita Mendonça e Huarte vão arrancar com esta nova vaga de apresentações de ainda mais criadores nacionais além-fronteiras. Vão mostrar as suas coleções de menswear, no Palais Tokyo, logo após a assinatura do acordo.

“O acordo com a Tranoï é mais um passo importante para a internacionalização dos designers portugueses na sua vertente mais comercial e de negócio”, diz Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion, que reforça que “existe uma possibilidade real para que designers e marcas portuguesas tenham hipóteses de negócios e sejam, dessa forma, sustentáveis financeiramente”.

De acordo com o Portugal Fashion, a parceria agora estabelecida também contempla três edições no Porto até outubro de 2023, e será a organização a assumir a responsabilidade de escolher os nomes que participam, bem como “a escolha e a curadoria das marcas a cargo da Tranoï.

O Portugal Fashion é um evento de promoção nacional e internacional da moda portuguesa, que acontece anualmente, no Porto. Trabalha em estreita colaboração com setor do têxtil e vestuário portugueses e trabalha com diversas gerações de criadores.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT