Moda

Da reforma à passerelle: a mulher de 81 anos que chegou ao concurso Miss Universo

Choi Soon-hwa estreou-se como modelo aos 72 anos. Para lá chegar, começou a ter aulas de moda enquanto trabalhava num hospital.
Desafios financeiros levaram-na a apostar em trabalhos de modelo.

A trajetória de vida da sul-coreana Choi Soon-hwa sempre foi singular. Nascida a 11 de outubro de 1943, divorciou-se aos 40 anos e tem dois filhos e três netos. Trabalhou numa fábrica até à reforma, mas, uma década depois, teve de voltar ao ativo: enfrentava dificuldades financeiras e tornou-se assistente hospitalar.

Aos 72 anos abraçou uma nova carreira como modelo para pagar dívidas. “Um dos meus pacientes disse-me para tentar ser modelo. Achei que era um disparate, mas, ao mesmo tempo, despertou o meu antigo sonho de ser modelo, usar roupas bonitas e fazer sessões fotográficas.”

Hoje, com 80, Choi, que nasceu quase uma década antes do primeiro concurso Miss Universo se realizar, em 1952, foi uma das finalistas do concurso Miss Universo Coreia.

A competição teve lugar esta segunda-feira, 30 de setembro, num hotel na cidade de Seul. Choi subiu ao palco juntamente com outras 31 mulheres, a maioria delas jovens, mas a diferença de idades não a incomodou. A octogenária apareceu vestida com um elegante vestido branco adornado com pérolas. Apesar de não ter avançado para a fase internacional do concurso, foi premiada como a “mais bem vestida”. 

Choi considera a participação como uma vitória e incentiva todos os que estão na sua faixa etária a dedicarem-se a atividades que realmente apreciam: “Mesmo com esta idade, tive coragem de agarrar a oportunidade e desafiar-me. Quero que olhem para mim e percebam que podem ter uma vida saudável e encontrar alegria quando se dedicam às coisas que querem fazer”, explicou à Associated Press horas antes do concurso. 

A sul-coreana reformou-se aos 68 anos, mas as dívidas começaram a afetar negativamente a sua qualidade de vida. Tinha emprestado dinheiro a um conhecido e, como resultado, perdeu a capacidade de garantir o seu sustento. “Dia e noite, os meus próprios filhos culpavam-me, porque tinham insistido para eu não emprestar tanto dinheiro”, revelou ao “The Washington Times”. 

Após um tempo na reforma, decidiu voltar a trabalhar diariamente como cuidadora hospitalar, movida pelo desespero de conseguir ter um rendimento fixo. Nessa altura, o seu único objetivo era mesmo ganhar dinheiro. Mais tarde, começou a ter aulas de moda semanais.

 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por 최순화 (@soonhwa01)

 

Enquanto trabalhava no hospital, utilizava os corredores para treinar a sua forma de desfilar e, em 2017, assinou um contrato com uma agência ligada a um professor. 

Aos 74 anos, em 2019, participou na Seoul Fashion Week, relatou a “CNN”. Depois disso, começou a aparecer em edições de revistas coreanas como a “Elle” e a “Harper’s Bazaar” e participou em campanhas publicitárias, como a da cerveja sul-coreana Cass.

Este ano, Choi teve oportunidade de concorrer ao Miss Universo, pois as regras da competição foram alteradas. Ao saber que poderia concorrer com 80 anos, não hesitou. Historicamente, o concurso limitou a participação a mulheres entre os 18 e os 28 anos. A vencedora do Miss Universo Coreia foi Han Ariel, de 22 anos. A detentora do título de concorrente mais velha do concurso mundial é Beatrice Njoya, de Malta, com 40 anos.

Embora não tenha avançado para a etapa seguinte — a mundial —, Choi mantém a ambição de investir numa carreira internacional e continuar a demonstrar que a idade é mesmo apenas e só um número.

 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos looks e trabalhos da modelo. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT