Moda

Das alças ao formato: como escolher a carteira ideal para cada tipo de corpo

O truque está em destacar as áreas que a deixam mais confiante. Saiba como tirar o máximo partido dos acessórios.
Faça as escolhas certas.

Uma figura inesperada surge no meio de uma série de modelos. No filme “Miss Detective”, a agente Gracie Hart (interpretada por Sandra Bullock) é obrigada a infiltrar-se num concurso de beleza. Numa das cenas surge com uma carteira megalómana que não só não combina com o visual das outras participantes, como contrasta com a estatura média da protagonista.

Apesar do valor humorístico, o episódio reflete um problema real para muitas mulheres. O acessório pode realçar ou disfarçar certos atributos de uma mulher através de fatores como a cor, o formato ou o tamanho da alça, por exemplo. E muita gente não sabe como usar estes complementos a seu favor.

O alerta foi lançado pela influenciadora Lelê Burnier, através de um vídeo partilhado no TikTok. “Estão a usar [as carteiras] sem saber o que estão a fazer por vocês, se valoriza ou se não valoriza”, comentou a brasileira de 27 anos na publicação, que já conta com mais de um milhão de visualizações.

Um dos primeiros exemplos que dá são os modelos de alça comprida, que não favorecem quem quer valorizar a cintura. Ao contrário das opções que têm alças curtas, que enfatizam a área das ancas, estes desenhos mais compridos fazem com que se perca o desenho da cintura.

@leleburnier

Repitam comigo: a moda esta ai pra servir a gente e não ao contrário! #fashiontips #fashionhacks #leleburnier

♬ som original – LELÊ BURNIER

“A carteira deve estar em proporção com o tamanho da mulher. Uma carteira muito grande pode sobrecarregar uma pessoa de estatura pequena e um modelo diminuto pode perder-se em alguém muito alto”, explica à NiT a stylist Ana Dias, que reforça aspetos como o posicionamento, a forma e a estrutura.

No entanto, há outros fatores a ter em conta. A cor e o padrão da carteira podem chamar a atenção para áreas específicas do corpo. Enquanto tonalidades claras e padrões chamativos podem atrair o olhar, tons escuros escuras e estampados discretos têm um efeito mais subtil.

Descubra o tipo de carteira mais adequada para realçar as melhores partes de cada tipo de corpo.

Retangular

Para quem tem pouca definição entre a cintura e os quadris, as opções que adicionam curvas são mais benéficas. É o caso de modelos curtos que podem ser carregados sob o braço, criando a ilusão de uma silhueta mais definida.

“Um bom truque é escolher carteiras de formato arredondado ou a tiracolo. Devem evitar modelos retangular que vão acentuar o formato do seu corpo”, explica.

Triangular

Já no caso de quem tem quadris mais largos do que os ombros, as alças compridas e as formas estruturadas ajudam a equilibrar as proporções. Como são desenhos que caem ao longo do quadril, podem ajudar a criar uma linha mais fluida e a realçar a figura em vez de dar a impressão de mais volume.

Por isso é que, explica a especialista, ”deve optar por carteiras que fiquem acima da anca ou por baixo do braço, evitando modelos que fiquem na zona da anca”.

Oval

Nestes casos, o peso está todo na parte central do corpo. É melhor evitar acessórios que se apoiam diretamente na área do estômago, que acabam por destacar essa região, ou que fiquem junto dos quadris. Os modelos mais pequenos também exacerbam o volume do corpo.

Qual é, então, a solução? Carteiras de média ou grande dimensão, preferencialmente retangulares, contrastam com a silhueta e “ajudam a distribuir o peso de forma mais uniforme”, além de serem mais práticas e confortáveis.

Ampulheta

Uma cintura bem marcada, ombros e quadris equilibrados. Para mulheres com o tipo de corpo ampulheta, um dos mais desejados, quase todo o tipo de carteiras pode funcionar. No entanto, deve evitar propostas muito grandes que escondam a sua figura natural.

Outra preocupação é a escolha da alça e o posicionamento. Modelos a tiracolo usados na lateral viram a atenção para o quadril e aumentam o volume, enquanto se for colocada à frente evita essa corpulência.

Carregue na galeria para ver uma seleção da NiT de carteiras para acrescentar ao armário.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT