O desfile de primavera-verão 2025 da Chopova Lowena transformou-se numa espécie de wishlist de saias, mas houve um modelo em particular que causou maior impacto no público. Os já famosos designs com mosquetão da marca foram reinterpretados com pregas, silhuetas volumosas e bainhas vaporosas que lançaram o mote para os próximos meses.
Felizmente, a maioria das tendências de saias que estão populares em 2025 são versáteis e fáceis de usar. Dos estilos inspirados nos modelos midi da Dior aos estilos plissados da Acne Studios, a maioria mistura fórmulas clássicas com detalhes contemporâneos, que agradam das mais discretas às mais ousadas.
Quanto à tríade mini, midi ou maxi, a resposta mais certeira estará no meio. Conhecida pela expressão em inglês midi skirt, o modelo com um comprimento ligeiramente abaixo do joelho continua a ser protagonista de muitos coordenados por ser considerada uma das opções mais democráticas.
Da saia em lápis à drapeada, passando pelo estilo envelope, a parte de baixo deste tipo de silhueta pode recorrer a diversos cortes, adaptados a diferentes corpos e preferências individuais. Quase todos estes designs cumprem o propósito de criar uma figura em forma de ampulheta, embora algumas procurem ser mais cool.
As saias plissadas, porém, têm conseguido distinguir-se das demais. As pregas em geral são cool novamente, segundo marcas como a Miu Miu ou a Saint Laurent. Ainda é uma das técnicas infalíveis para criar peças que sejam, simultaneamente, leves e elegantes, acrescentando uma ideia de movimento que se traduz em delicadeza.
Se, no ano passado, a saia branca volumosa teve o seu destaque, desta vez surge em várias cores e padrões. A moda está centrada nas silhuetas boémia e, sejam midi ou maxi, os modelos com estampado paisley, inspirados nos anos 70 que desfilaram na Saint Laurent, ou os rendados, que vimos nas passarelas da Chloé, também têm invadido todos os escaparates.
Se optar por um modelo midi, além de poder usar o ano inteiro — ao contrário das que têm a bainha mais subida, por exemplo — é também muito fácil de conjugar, combina facilmente com vários tipos de camisolas, sejam as sweatshirts no inverno, ou as blusas e tops justos no verão.
A NiT reuniu uma seleção de saias que vão estar em todo o lado esta primavera — de vários estilos, preços e marcas (a partir de 12,99€)