Moda

De hoodies a sneakers: Helena cria peças personalizadas inspiradas em músicos

A artista de 24 anos, natural de Paredes, também já recebe encomendas vindas diretamente dos próprios artistas.
Demoram até cinco semanas.

Em 2020, quando o mundo parou com a pandemia, Helena Coelho partilhou, pela primeira vez, algumas das peças de roupa que pintava à mão. Se até então as criava para uso pessoal, os estampados mais abstratos das T-shirts chamaram à atenção dos seguidores. Naturalmente, começaram a surgir as primeiras encomendas. 

No início, os clientes eram sobretudo os amigos ou os vizinhos no concelho de Paredes. Mas a palavra passou e o projeto ganhou outra dimensão à medida que iam surgindo cada vez mais pedidos — havia até quem pedisse pinturas inspiradas em séries, outras em músicos ou até retratos de família.

Aos 24 anos, Helena criou a Kalem Custom e dedica-se agora tempo inteiro à criação de roupas e sapatos personalizados com vários artistas nacionais, de Richie Campbell a Plutónio, passando por Kendrick Lamar. “Há muita gente que me pede para fazer uma peça de arte que fique ali eternizada”, explica à NiT.

Desde miúda que se recorda de gostar de pintar, um hobby que partilhava com o pai e a irmã. Acabaria por se inscrever na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, e saltou daí para o curso de design industrial na faculdade, embora não o tenha terminado.

Helena dedica-se ao seu novo projeto a tempo inteiro desde 2022. Após ter pausado a licenciatura, estava a trabalhar numa empresa de telecomunicações quando, na altura do Natal, começou a acumular dezenas de encomendas. “Lembro-me que estava tão sobrecarregada que decidi despedir-me e dedicar-me apenas a isto”, recorda.

Atualmente, recebe entre 15 a 20 pedidos de peças por mês, sendo que o número depende da exigência dos trabalhos. Se forem personalizações mais elaboradas, a capacidade da Kalen Custom, na qual trabalha sozinha, é menor.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Kalen Custom (@kalen.pt)

Quando arrancou com este serviço, começou por inspirar-se em artistas internacionais. O primeiro nome escolhido foi Rihanna, a sua artista favorita, seguindo-se A$AP ROCKY e outras referências do hop hop internacional.

Aos poucos, começou a mudar o posicionamento e a dedicar-se mais à indústria portuguesa. “Noto que há cada vez mais pessoas a gostar e a apoiar música portuguesa. Estes artistas têm esgotado cada vez mais salas de espetáculos e é importante dar valor ao seu trabalho”, diz.

Apesar da preferência pelo hip hop, o género que mais ouve, orgulha-se da variedade do catálogo. Mimicat, Bárbara Bandeira ou Fernando Daniel são outros dos nomes que já inspiraram casacos, hoodies, T-shirts ou até sapatilhas, consoante os pedidos dos seguidores.

“Os casacos que são preenchidos são os que me dão mais trabalho”, confessa Helena, destacando um modelo que fez com o rosto de Kanye West, na qual tinha as costas todas cobertas. “Já fiz um semelhante do Mac Miller que me apaixonou e, agora, estou a fazer um do Dillaz.”

A artista não personaliza apenas roupa para os fãs, mas também para os próprios artistas. Um dos primeiros foi David Carreira, em 2022. “Gostou das minhas peças e, na altura, tínhamos falado em criar alguns artigos que os fãs conseguissem comprar”, diz. O desejo não se concretizou, mas acabou por criar um conjunto completo que o músico usou numa digressão.

Seguiram-se Maninho e Miguel Cristovinho, vocalista dos D.A.M.A., para quem teve a oportunidade de transformar sapatilhas, um dos serviços com mais procura. “Mas são bestsellers com alguns padrões mais específicos, como imagens de séries que as pessoas veem. Já fiz de ‘Friends’ ou ‘Harry Potter’, por exemplo.”

Criado especialmente para David Carreira.

Embora considere o trabalho mais minimalista, Helena não tem medo de arrojar nas cores e vai sempre ao detalhe. “Sempre procurei peças na Internet para usar em concertos a que vou, mas nunca me satisfaziam”, explica. “Tenho muitas T-shirts antigas do Kendrick Lamar, mas sentia falta de algo feito à minha medida.”

O serviço da Kalen Custom é totalmente focado no gosto do cliente, que pode escolher as imagens e as frases com que se identifica. Após a seleção dos principais elementos, a criadora faz um mock-up, um exemplo digital aproximado da realidade, para que a pessoa possa fazer as alterações necessárias.

No final, a reação é sempre efusiva. “As pessoas saem de concertos e mandam sempre fotografias do que criei. É muito compensador ver o resultado. Acho que estou a fazer a diferença porque ajudo a eternizar estes momentos especiais.”

O cliente tem ainda a opção de trazer uma peça que esteja parada, desde que esteja em bom estado, ou pedir um artigo novo, cujo valor acresce à personalização. Neste caso, Helena oferece a possibilidade do pagamento se realizar em dois momentos distintos.

Normalmente, o prazo previsto para cada encomenda é de aproximadamente um mês, sendo que o tempo varia consoante o desenho. “Se for muito elaborado, pode demorar um pouco mais. Se for algo mais simples, será inferior.”

Quanto ao nome, explica, surgiu muito antes de iniciar o projeto. “Estava a pensar criar uma marca com a minha prima, Catarina, e decidimos juntar os dois nomes (Ka + Len). A ideia não avançou, mas gostei tanto do resultado que decidi recuperá-la para este trabalho”, afirma.

Após o sucesso das peças de roupa, Helena quer alargar o Kalen Custom a telas de grande dimensão, mantendo-se fiel ao mesmo estilo de desenho. “Muitas pessoas adoram o meu trabalho, mas dizem que se identificariam mais se fosse uma peça de decoração”, conclui. “É outra forma de homenagear os artistas, mas em versão tela.”

Quanto aos preços, a personalização com um desenho simples começa a partir dos 100€, enquanto os trabalhos mais elaborados, como os casacos com preenchimento, custam a partir dos 200€. A encomenda pode ser feita através da página de Instagram.

Carregue na galeria para ver alguns exemplos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT