Moda

Designer Luís Buchinho fecha loja no Porto no final de outubro

Designer vai apostar no digital e em espaços multimarca. "Estamos há três anos numa tremenda carência financeira."
Tem 54 anos.

O mundo da moda nacional tem assistido a várias mudanças nos últimos meses. Diogo Miranda anunciou o fim da carreira, Nuno Baltazar declarou insolvência e Nuno Gama abandonou a ModaLisboa. O criador Luís Buchinho também se prepara para dar um novo passo ao encerrar a única loja da marca homónima, no Porto, no final do mês de outubro.

Situado na Rua de Sá da Bandeira, o espaço do designer vai fechar portas. A aposta vai passar para o digital e por lojas multimarca, contou ao “Observador” este sábado, 7 de outubro, antes da apresentação na semana da moda da capital. O ponto de venda abriu 2017, quando Buchinho resolveu instalar-se ali, após uma década a trabalhar na rua José Falcão.

“Não há uma estratégia. Imponho-me metas ou objetivos e vou sempre seguindo a corrente. E, neste momento, a corrente diz-me que ter aquela estrutura, daquela maneira, não é viável. Estamos há três anos numa tremenda carência financeira derivada de milhares de fatores que todos nós conhecemos”, disse.

“A viver uma mudança de paradigma no conceito da marca”, lia-se ainda no descritivo da coleção, que apresentou este sábado na ModaLisboa. As peças com tecidos leves, tons aguados e silhuetas descontraídas, com o som do rebentar das águas, foi a forma que encontrou para apresentar estas mudanças.

Luís Buchinho nasceu em Setúbal, mas em 1985 mudou-se para o Porto, cidade onde fez o curso em Design de Moda no CITEX — atualmente designado por Modatex. Em julho de 1995, foi um dos criadores que participou na primeira edição do Portugal Fashion.

Com o apoio deste evento do Norte, o criador já realizou desfiles em São Paulo, Nova Iorque e Paris. Em 2007, abriu a sua primeira loja, na rua José Falcão, no Porto. Em 2011 e 2016 foi distinguido com os Globos de Ouro de Melhor Designer de Moda pela SIC.

Luís Buchinho tem também participado em várias feiras internacionais, com destaque para a Bread and Butter, Who’s Next e a White Milano. A 15 de setembro de 2008, a Câmara Municipal de Setúbal distinguiu o estilista com a Medalha de Honra da Cidade.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT