Moda

Dose de nostalgia: as sandálias que ensombraram muitas infâncias estão de volta

São fáceis de calçar, resistentes ao sol e limpam-se sem dificuldade. Conheça a seleção da NiT com modelos desde 19,99€.
Todos se lembram delas.

Com toalhas enfiadas no pescoço e sapatos de borracha nos pés, as modelos desfilaram como se tivessem acabado de chegar da praia. Na coleção Pre-Fall 2024 da marca The Row, em Paris, as irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen terminaram a apresentação com o sorriso de quem sabe que está a provocar um regresso controverso.

Apesar do retorno das sandálias de pescador, poucos arriscaram prever que as jelly sandals (os modelos de borracha com aberturas laterais) regressariam este verão. Porém, as novas versões coloridas estão a multiplicar-se nos feeds das redes sociais.

Acredita-se que a origem destes modelos está ligada à escassez de couro após à Segunda Guerra Mundial, o que levou os fabricantes a encontrarem alternativas. Uma delas foi o PVC (policloreto de vinila), um tipo de plástico flexível e translúcido que atingiu o auge na década de 80.

A moda popularizou-se entre os mais novos, impulsionada pela resistência, baixo custo e diversidade de cores. O fenómeno continuou até aos anos 90 e 2000 — e muitos ainda se recordam de usar sandálias de plástico durante a infância.

O desfile da The Row.

A moda continua a alimentar-se de nostalgia, e após o desfile das irmãs Olsen, as Mara Flat (assim se chama o modelo) não tardaram a chegara às lojas. Custavam cerca de 900 euros e esgotaram rapidamente nas quatro cores apresentadas. Quem não conseguiu um par, procurou outras opções.

Estas sandálias não são apenas divertidas, são também muito práticas, fáceis de calçar e de limpar. O material (PVC) é conhecido por ser resistente ao sol, tornando-as adequadas para este tipo de ambientes. Como não se deterioram facilmente, podem ser expostas ao sol e à água salgada mais tempo que os típicos chinelos de enfiar no dedo ou até as socas Crocs, ambos bastante populares nos areais.

Ainda assim, é a variedade de estilos, cores e padrões que mais têm cativado uma nova audiência, que gosta de arrojar. Cada um pode escolher o par que se mais se adequa ao seu gosto pessoal e estilo atual, enquanto evocam memórias da infância e adolescência.

Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT de sandálias jelly a partir dos 19,99€.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT