Ainda só vamos a meio do ano, mas já se pode dizer que “Rabo de Peixe” é um dos maiores fenómenos de 2023 — dentro e fora dos ecrãs. A série da Netflix levou-nos a querer comprar uma camisola do Santa Clara (obrigado, Rafael), tornou Sandro G no músico do momento e encheu a Internet de memes.
Agora, a produção até tem direito a uma nova linha de roupa, com T-shirts, camisolas e sweatshirts inspiradas nas personagens (e nos melhores momentos) da primeira temporada. A linha foi lançada pela marca portuguesa Like In America esta terça-feira, 6 de maio, com várias peças unissexo.
“Inspirámo-nos muito nas séries que estão na moda, mas de que também gostamos. E tínhamos que aproveitar a onda de ‘Rabo de Peixe’, que também é um sucesso no estrangeiro”, conta à NiT Filipe Cruz, um dos fundadores. “Para conseguirmos as referências mais interessantes, temos um trabalho exaustivo de ver os episódios e conseguir inspiração”.
A equipa discute os memes mais marcantes entre si, mas também com amigos e familiares. Quando percebem quais ficaram mais na memória do público, tentam transportar a cena para uma peça de roupa.
É o caso da citação de Arruda, interpretado por Albano Jerónimo, que se tornou viral assim que estreou o segundo episódio: “E tu, ó quarta-feira, estás aí a meio. Ou entras, ou vais p’rá puta que te pariu” é uma das frases estampadas em designs simples e práticos, mas que captam o humor da série.
Ainda assim, a peça que está a ter uma maior recetividade, segundo o fundador, é a camisola vermelha do Rafael (Rodrigo Tomás). Disponível entre os tamanhos S e XXL, está disponível na versão em hoodie, sweat ou T-Shirt.
As peças são desenhadas por Filipe Cruz, Mário Borges e Tiago Ribeiro, os três designers e fundadores da marca. Já a produção decorre em fábricas em Matosinhos, no norte de Portugal.
Lançada em 2010, a Like In America começou por se inspirar nos desportos mais populares nos Estados Unidos, como o basquetebol. Com o passar do tempo, decidiram mudar de direção. Assim que começaram a surgir as primeiras plataformas de streaming, começaram a olhar para estes fenómenos e a retirar inspiração em filmes e séries.
Leia também a entrevista da NiT ao argumentista Hugo Gonçalves, a conversa com o ator David Medeiros e ainda o artigo sobre Romeu Barros, o músico Sandro G. na série. A crónica do humorista Miguel Lambertini sobre o mais recente fenómeno nacional da Netflix também lhe poderá interessar.
A coleção “Rabo de Peixe” já está disponível no site da marca, com preços entre os 19,95€ e os 39,95€. Carregue na galeria para as conhecer.