Moda

Ela é um fenómeno no TikTok, é sósia de Marilyn Monroe — e até vive na casa da atriz

Jasmine Chiswell tem 26 anos, é escocesa e tem uma coleção inesgotável de relíquias vintage.
Só o sotaque escocês a denuncia.

Não fosse o facto de estarmos a ver apenas mais um vídeo no TikTok, seria fácil olhar de relance para Jasmine Chiswell e confundi-la com Marilyn Monroe. O sotaque escocês é apenas um dos poucos sinais que alertam para o facto de estarmos a olhar para uma fã obcecada pela atriz norte-americana. Mas essa obsessão já lhe valeu também o estatuto de estrela nas redes sociais.

Aos 26 anos, a escocesa não é apenas uma mulher com um interesse especial pela vida de Monroe. Ela faz tudo para ser igual à celebridade que nasceu sob o nome de Norma Jean: pinta o cabelo, dorme com rolos para manter o penteado, gasta milhares em roupas vintage e até vive numa casa que pertenceu à estrela que morreu aos 36 anos.

O look retro é apenas um dos elementos da fórmula que fez dela um fenómeno no TikTok. Os mais de 300 mil seguidores no Instagram empalidecem perante os 3,6 milhões de fãs na rede social chinesa.

Apaixonada pelos vestidos de Monroe — e de outras estrelas da época como Jayne Mansfield ou Grace Kelly —, começou a mudar o estilo quando ainda era adolescente. Trocou as botas Doc Martens pelos saltos altos e deu início a uma caminhada que a levaria à década de 50 no século XXI.

É dona da casa onde Marilyn viveu com Joe DiMaggio.

Chiswell não está sozinha nesta caminhada. O marido, Maverick McNeilly, acompanhou-a e hoje também se veste exclusivamente com roupas vintage. O armário é composto, na sua maioria, por reproduções de roupas das décadas de 50 e 60, mas também por originais, algumas bem valiosas. McNeilly estima que só o guarda-roupa de Chiswell contenha mais de 400 peças. 

Os dois vivem em Burbank, na cidade de Los Angeles, onde encontraram uma raridade: uma casa que pertenceu a Monroe e onde viveu com o então marido, o famoso jogador de baseball Joe DiMaggio, na década de 50. No interior da mansão de mais de dois milhões de euros, encontraram revistas anotadas e até uma assinatura da atriz, escondida atrás de uma trave de madeira — que acreditam pertencer a Monroe, embora não a tenham tentado autenticar.

@jasminechiswell

HOUSE TOUR OF MARILYN MONROE & JOE DIMAGGIO’S FORMER HOME 😍🙌 ##voiceover ##marilynmonroe

♬ I Wanna Be Loved By You – Marilyn Monroe (performer)

Chiswell diz mesmo que a casa está assombrada. “Desde que estamos aqui que tivemos algumas experiências estranhas. O Maverick chegou a ver uma mulher debruçada que parecia a Marilyn, vestida com um top verde e calças brancas. Fizemos uma pesquisa e encontrámos imagens da Marilyn com a mesma roupa. E todas as noites ouvimos passos, como se alguém andasse para cima e para baixo no hall”, revela ao “The Sun”.

Com ou sem assombrações, a verdade é que o estilo de vida de Chiswell lhe valeu uma fama meteórica na rede social do momento: as primeiras publicações foram feitas em fevereiro e em seis meses atingiu os 3,6 milhões de seguidores, em busca das melhores dicas de moda para amantes de moda vintage. E, pelo caminho, vislumbres da vida luxuosa de Marilyn Monroe.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT