Moda

O regresso do boho: os vestidos boémios que recuperam a melhor tendência dos anos 70

Modernos, confortáveis e excêntricos, tornaram-se a peça mais desejada de 2024. A NiT reuniu opções a partir de 17,99€.
Voltaram em peso este ano.

Um dos principais responsáveis por apresentar o estilo boho a uma nova geração é o filme “Almost Famous”, lançado em 2000. Na abertura inicial vemos a protagonista Penny Lane (interpretada por Kate Hudson) a dançar no seu quarto ao som de “America” de Simon & Garfunkel. Vestia um colete de pele, óculos de sol grandes e uma camisa branca folgada.

A vibe boémia dos anos 70 não só é captada por esta cena, como está presente em toda a produção. A estética surge através do estilo descontraído, dos acessórios excêntricos de peças como roupas vintage, artigos de couro e muitos vestidos com estampados étnicos e florais. É um dos grandes responsáveis por popularizar esta moda.

Atualmente, não há quem não saiba do que se trata o estilo boho chic — que está a regressar em força este ano. Depois de já ter marcado o guarda-roupa feminino no outono e inverno, prepara-se para ter ainda mais destaque na estação quente. Afinal, há muito que é uma das opções prediletas das mulheres para os dias de sol.

O termo provém da palavra francesa “bohemian”, adicionada ao nome “Soho”, que é um dos bairros mais famosos de Londres precisamente por reunir ali bares populares entre artistas. Era neste epicentro artístico que escritores e músicos, de todas as origens, se juntavam para celebrar um estilo de vida boémio e a cultura alternativa.

O boho chic esteve em alta nos anos 70, ligado sobretudo à cultura hippie, e foi regressando ao longo do anos. Voltou em força em 2013, sobretudo com os festivais de música em Inglaterra, e rapidamente chegou ao outro lado do Atlântico com o Festival de Coachella. Associou-se assim aos festivais de verão.

Quanto estiver à procura da proposta ideal, vai encontrar muitos estampados florais, padrões étnicos, formas orgânicas e geometrias. Destacam-se as cornucópias, entre outros motivos que retiram inspiração de diversas culturas, entre elas a indiana, a africana a oriental ou a latina.

Outros elementos imprescindíveis para este estilo são os tecidos naturais (com o linho, por exemplo) e detalhes como franjas, bordados ou folhos. Há igualmente acessórios artesanais que são complementos frequentes para elevar estas propostas, garantindo que nos transportam para outras épocas.

Além disso, são um um sucesso todos os anos pela facilidade com que se vestem e se combinam as peças. A silhueta livre, as cores variadas e os desenhos intricados contribuem para um look descontraído, mas sempre contemporâneo.

Florence Welch, a vocalista do grupo Florence + The Machine, assumiu-se como uma das maiores embaixadoras deste estilo de vestir boémio e folclórico. A leveza a faz quase sempre parte das suas silhuetas etéreas, que vão do palco aos looks casuais. A cantora tornou a música “Dog Days Are Over” num hit mundial, mas se há algo que está longe de acabar é a estética pela qual também se destaca. 

Carregue na galeria para conhecer a seleção da NiT de vestidos boho de vários preços, estilos e marcas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT