Moda

Em tempos de pandemia, ModaLisboa lança loja online que promove o design português

O Wonder Room não poderá funcionar de forma física, como é habitual, e regressa este ano num formato digital.
Gonçalo Peixoto em outubro do ano passado.

No início de março, a organização da ModaLisboa anunciou que a próxima edição tinha sido adiada por indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os responsáveis, o evento virtual vai afinal transmitir as apresentações dos designers nacionais entre 15 e 18 de abril (quinta-feira a domingo) de 2021.

As transmissões estavam inicialmente marcadas para os dias 10 a 14 de março, mas a atual conjuntura de pandemia e o estado de emergência levaram a Associação da ModaLisboa a seguir as instruções de adiamento por parte das entidades nacionais e locais de saúde pública.

Já esta quinta-feira, 1 de abril, foi anunciado o lançamento de uma loja online para comprar design português. O Wonder Room não poderá funcionar nos termos habituais (um espaço físico no evento) e regressa assim num formato digital, que vai receber 64 marcas portuguesas entre os dias 15 e 18 de abril.

Esta montra digital estará disponível no site oficial e na app da ModaLisboa (disponível para os sistemas iOS e Android). Por lá, vai encontrar moda, acessórios e design de produto, bem como propostas dos criadores que farão parte do calendário. Além deles, estarão também presentes algumas peças de designers que não vão apresentar coleção esta estação.

Cada peça estará disponível neste Wonder Room e encaminha os consumidores para as lojas online dos respetivos designers, onde poderá ser feita a compra direta.

Em parceria com a Gow Public, foi também renovada a ModaLisboa Comunidade. A revista digital socialmente interativa atualizou a sua ferramenta de See Now, Buy Now, que possibilita comprar as peças reveladas por alguns dos designers momentos depois da apresentação em livestream das coleções. 

Para isso, basta aceder ao vídeo na página de cada designer nas plataformas digitais da Lisboa Fashion Week, onde os looks disponíveis para compra imediata estarão sinalizados. As peças são clicáveis e reencaminham os utilizadores para a loja online do criador, onde a compra pode ser finalizada.

A primeira edição deste ano

É importante ressalvar que as novas datas do evento ainda poderão sofrer alterações se o risco de disseminação da Covid-19 se mantiver elevado. “Há, neste momento, uma responsabilidade de proteção das várias equipas que compõem a Lisboa Fashion Week, pelo que a ModaLisboa assume o seu papel de incentivo ao confinamento obrigatório, em solidariedade com a realidade de todos os portugueses”, referiu a organização.

“Estamos todos no mesmo barco e o que interessa é estarmos agora todos em segurança, sem correr riscos”, disse ainda à NiT Manuela Oliveira, communication manager da organização. Com este adiamento, os responsáveis querem assegurar a segurança de todos os envolvidos, bem como garantir a comunicação de todos os designers que trabalharam para criarem as suas coleções.

Assim, de 15 a 18 de abril, a ModaLisboa vai manter os moldes de uma Semana da Moda que será, pela primeira vez, inteiramente digital e que vai emitir toda a sua programação de apresentações, conversas e conteúdos sobre a indústria a nível nacional, pensados para o seu público.

Aquilo que os responsáveis propõem este ano é uma nova forma de experienciar a ModaLisboa em tempos de pandemia. Tal como aconteceu em outubro do ano passado, não será imposta uma estação para as apresentações dos criadores portugueses, para que possam mostrar o seu trabalho em total liberdade.

Os convites exclusivos, acrescentam, foram trocados desta vez por um acesso total e gratuito a todas as plataformas da ModaLisboa: o site, a app (disponível para iOS e Android) e a ModaLisboa app TV para clientes MEO.

Com o tema Comunidade, a organização apresentará ainda uma programação paralela que pretende enriquecer o pensamento de moda em Portugal — mas ainda não foram anunciados mais detalhes. Também o Sangue Novo estará de volta ao longo dos cinco dias.

Buzina, Béhen, Carlos Gil, Constança Entrudo, Valentim Quaresma, Ricardo Preto, Gonçalo Peixoto e Luís Carvalho são alguns nomes no cartaz. Pode consultar a lista completa de criadores que marcarão presença no site oficial da ModaLisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT