Moda

A marca portuguesa de joalharia que esteve em destaque na “Vogue” norte-americana

A Wonther usa metais reciclados para desenvolver peças de joalharia e foi lançada em novembro de 2019 por Olga Kassian.
Rachel Wang fotografada para a "Teen Vogue" por Louisiana Mei Gelpi.

“Para uma marca tão jovem e difícil de construir em cima de valores éticos e sustentáveis, é um grande privilégio ser selecionada pela Rachel Wang, alguém que defende diariamente os valores que nos movem”, explica Olga Kassian, de 23 anos, fundadora da Wonther.

A 11 de setembro, esta marca portuguesa de joalharia sustentável foi uma das selecionadas pela famosa stylist para ser fotografada num editorial da revista norte-americana “Teen Vogue, em que o tema de foco foi a luta para transformar a indústria da moda com um styling mais ético, inclusivo e sustentável. 

Com um blazer e calças castanhos, Wang usou o Life Link Necklace (143€), uma corrente dourada de 45 centímetros desenvolvida com prata 925 reciclada e banhada em ouro de 24 quilates. 

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The necklace we can't stop wearing

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“O sustentável já não é apenas uma tendência, tem de ser a nossa realidade. Não existem metais preciosos 100 por cento limpos ou ecológicos a não ser que sejam reciclados. Além disso, uma peça de joalharia pode ser reciclada sem perder quaisquer particularidades”, refere Olga Kassian, fundadora da Wonther, sobre a filosofia da marca. 

Olga nasceu na Ucrânia e veio para Portugal com a sua família quando tinha 4 anos. Aos 18, começou a estudar Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro. Viveu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde trabalhou numa loja pop-up da Josefinas e regressou para lançar a sua própria marca aos 22 anos — estávamos em 2019.

Todas as peças da Wonther são certificadas pelo Responsible Jewellery Council (RJC), fazendo dela uma das únicas três em Portugal com o selo, que garante a utilização de materiais inteiramente responsáveis, ética e ambientalmente.

A sede da Wonther fica em Braga, mas as vendas são feitas sobretudo online. Ao mercado norte-americano, chega também através de uma loja em Brooklyn que vende algumas das suas peças e a internacionalização é um dos principais objetivos para o futuro.

No editorial da “Teen Vogue” de 11 de setembro, Rachel Wang diz que a sustentabilidade é agora uma exigência do consumidor. “Os clientes estão a ameaçar reter os seus gastos, a menos que vejam progresso na representação e no fabrico ético. Na nossa sociedade capitalista, o nosso dinheiro conta como o nosso voto, por isso, teoricamente, se as pessoas votarem com seu dinheiro ou retiverem os gastos para o tipo de mundo em que desejam viver, então, esperançosamente, a indústria será forçada a mudar”.

Desde 5 de novembro de 2019, pode encontrar no site da Wonther peças de joalharia sustentáveis cujos preços podem ir dos 30€ aos 300€.

Em agosto, a marca lançou uma iniciativa inédita em Portugal que consistia na recolha de peças de prata — que podiam até estar bastante usadas, ou que simplesmente os clientes já não queriam — para serem recicladas. Em troca, ofereciam 20 por cento de desconto em compras. A campanha “Love, Give Back, Repeat” pretendia incentivar a circulação de metais preciosos e foi noticiada, na altura, pela NiT.

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