A propósito das celebrações do Dia Internacional da Mulher — que se assinala todos os anos a 8 de março — a marca portuguesa Wonther juntou-se a 18 projetos criados por mulheres portuguesas para doar 8 por cento das suas faturações no combate à pobreza menstrual em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau.
A campanha chama-se Stand by Her e está a decorrer até à próxima segunda-feira, dia 8. O que defendem é que um ensino de qualidade pode transformar o futuro de uma menina. No entanto, por todo o mundo, adolescentes faltam ou até mesmo abandonam a escola por causa da menstruação.
Segundo as Nações Unidas, estima-se que em África uma em cada dez meninas falte à escola durante o ciclo menstrual, pendendo cerca de 20 por cento da sua educação. Assim, esta iniciativa vai encaminhar o valor angariado entre 1 de março e o Dia Internacional da Mulher (que calha na próxima segunda-feira) para apoiar a luta contra a pobreza menstrual nos dois países selecionados através da Associação Missão Dimix.
As marcas propõem-se a reunir fundos para três causas prioritárias, identificadas por Sónia Pessoa, coordenadora e fundadora da Missão Dimix, que opera diretamente no local.
Os fundos reunidos destinam-se a enviar pensos reutilizáveis criados por uma rede de voluntários em Portugal; adquirir máquinas de costura manuais para que se possam criar pensos higiénicos reutilizáveis localmente; e construir casas de banho para uso exclusivo de meninas nas escolas locais.
“A dignidade menstrual é uma causa que nos é muito querida e sobre a qual já debatíamos há muito tempo. Quando conhecemos a sexóloga Vânia Beliz, uma das principais promotoras desta missão, a empatia foi imediata e sabíamos que tínhamos de a ajudar”, explica Olga Kassiam, fundadora da Wonther.
Ver esta publicação no Instagram
Vânia Beliz tem dedicado parte da sua vida a ajudar meninas e mulheres a compreenderem o seu corpo e a educá-las sobre a sexualidade. Em 2020, pediu apoio a vários parceiros para uma campanha de confeção de pensos de pano reutilizáveis e cuecas, que serviam para construir kits para enviar para escolas desses países. “A necessidade de criar materiais lúdicos e custear despesas do projeto fez-me criar em Portugal o Kit Adolescer para que cá, as meninas pudessem aprender, também, sobre a puberdade e a lidar com a menstruação de forma mais normal e saudável”, contou à NiT em dezembro.
Cada Kit Adolescer contém uma bolsinha em tecido com um penso diário, penso para fluxo normal, penso para um fluxo intenso, um tampão, lenços de papel, uma saqueta de chá de camomila e uma carta escrita por Vânia, que quer facilitar a entrada nesta fase especial do crescimento. Os kits estão à venda através da sua conta de Instagram e na página oficial de Facebook do projeto Adolescer — para saber mais sobre a sexóloga, leia o artigo completo da NiT.
À iniciativa da Wonther juntaram-se marcas como a Limon Rose, Nazareth, Plume Organic, Ana das Aventuras, Clair Couture, Pura Creative Nature, Joana Ribeiro Joalharia, Ana Marta Cerâmica, Ownever, Inusitado, Mauvais Marie, Airosa Design, Normal or Not, Wheat & Rose, Knot Knot, MIRAKAYA, Light Years Away e Marita Moreno.
Ao longo da semana, a Wonther vai ainda transmitir vários lives através da conta oficial de Instagram, bem como participar numa sessão no dia 8 na aplicação ClubHouse com todas as intervenientes desta causa. Por lá, serão discutidos os temas da dignidade menstrual e a normalização da menstruação.
A 11 de setembro do ano passado, esta marca portuguesa de joalharia sustentável foi uma das selecionadas pela famosa stylist Rachel Wang para ser fotografada num editorial da revista americana “Teen Vogue“, em que o tema de foco foi a luta para transformar a indústria da moda com um styling mais ético, inclusivo e sustentável.
A fundadora da Wonther, Olga Kassian, nasceu na Ucrânia e veio para Portugal com a sua família quando tinha quatro anos. Aos 18, começou a estudar Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro. Viveu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, onde trabalhou numa loja pop-up da Josefinas e regressou para lançar a sua própria marca aos 22 anos — estávamos em 2019. Saiba tudo no artigo da NiT.