Moda

Estas sabrinas são o calçado inesperado que vai invadir o Instagram na primavera

Caíram no esquecimento nos últimos anos, mas a indústria da moda prepara um regresso deste modelo às tendências.
Há propostas a partir de 9,99€.

Na primavera passada, o Fashion Institute of Technology, em Nova Iorque, recebeu uma exposição chamada “Ballerina: Fashion’s Modern Muse”, que explorava a relação entre a dança clássica e a moda. Por lá, podia ver-se cerca de 90 peças que incluíam fatos de ballet, roupa desportiva e vestidos de alta-costura de marcas como a Dior ou a Chanel.

Também era possível espreitar alguns modelos desenhados por Claire McCardell que, nos anos 40, impulsionou os sapatos de ballet como uma peça casual para usar no dia a dia. Mas também as “Festish Ballerine” de Christian Louboutin estiveram expostas, uma criação única que consiste num sapato de salto alto a 90 graus, inspirado no calçado de bailado mas com a característica sola vermelha do criador.

sabrinas
O famoso modelo de Louboutin.

Acredita-se que a história das sabrinas na indústria da moda tem fortes ligações com a Segunda Guerra Mundial. Numa altura em que o calçado — como quase tudo — estava a ser racionado, os sapatos de ballet tornaram-se alternativas viáveis aos sapatos considerados normais.

Em 2021, as sabrinas estão de volta às tendências e prometem fazer um comeback aos feeds de Instagram das influencers já esta primavera — a dinamarquesa Pernille Teisbaek, por exemplo, já investiu num modelo da Prada para a estação. A NiT encontrou algumas das propostas mais trendy que já chegaram às lojas. Carregue na galeria para as conhecer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT