Moda

Como este avô de 84 anos cheio de músculos se tornou um fenómeno no mundo da moda

Wang Deshun começou por ser ator. Aos 50 anos, inscreveu-se no ginásio para poder continuar a representar.
Usa cabelos compridos.

Bastaram 30 segundos de tronco nu em cima da passerelle para se transformar numa estrela internacional. Wang Deshun não é a imagem de um avô octagenário convencional: é alto, tem um corpo musculado e usa barba os cabelos brancos compridos e soltos como uma rockstar dos anos 80.

Estávamos em 2015 quando desfilou pela primeira vez, na China Fashion Week e o sucesso foi imediato. A imprensa atribuiu-lhe rapidamente títulos como o “avô mais sexy da China” ou “carne fresca velha”, um trocadilho feito a partir da expressão chinesa “pequena carne fresca”, usado popularmente para descrever estrelas de televisão jovens e atraentes.

Segundo a “CNN”, a estrela foi uma descoberta feita ao acaso pelo designer Hu Sheguang, que viu uma fotografia de Wang Deshun no telemóvel do músico que estava a compor a banda sonora para o desfile. “Que idade tem esse homem?”, perguntou-lhe. “É o meu pai”, respondeu o compositor. O criador quis conhecê-lo e convidou-o imediatamente para participar no desfile. E o resto, como escreve a publicação, é história.

Wang Deshun, 84 anos, nasceu em Shenyang, uma cidade no nordeste da China, em 1936 e seguiu uma carreira de ator em pantomima — isto é, como mimo em peças de teatro musicais. Mais tarde, começou a participar em filmes de artes marciais e chegou mesmo a aparecer em várias produções de Hollywood, como “O Reino Proibido”, com Jackie Chan.

Inscreveu-se no ginásio aos 50 anos por querer manter o corpo em forma para a sua carreira na representação. Sete anos mais tarde, com um físico esculpido, criou uma performance chamada “Escultura Viva” e o sucesso veio atrás. “As pessoas ficam surpreendidas que um homem velho como eu possa ter músculos tão bons”, disse à “CNN”.

“Todos os dias, ao longo dos últimos 30 anos, nunca parei de treinar”, revelou, adiantando que quase nunca falha a sua rotina diária (e rigorosa) de natação. A mensagem positiva de Wang é simples: a idade não é um obstáculo para nada. Aprendeu a montar a cavalo aos 65 anos para um papel. Aos 78, a guiar uma mota. Depois da carreira de modelo ser lançada na China, participou em vários eventos de prestígio, como a Semana da Moda de Milão.

“Desde que nos atrevamos a fazer coisas que nunca fizemos antes, os nossos corações mantêm-se jovens”, disse ainda, acrescentando que as pessoas devem pensar duas vezes quando dizem a si mesmas que é demasiado tarde para fazer alguma coisa. “Isso pode ser apenas uma desculpa para desistir.” Wang Deshun planeia trabalhar enquanto estiver vivo. “Não tenho um plano. Sempre fiz o que quer que me desse na cabeça e vou simplesmente seguir em frente.”

A seguir, leia também o artigo da NiT sobre a mãe de Elon Musk, cujos cabelos brancos lhe valeram uma carreira de sucesso na indústria aos 60 anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT