Diz-se que o Diabo veste Prada e, pelos vistos, os astronautas também. A marca de luxo italiana aliou-se à Axiom Space para criar o traje para o regresso à Lua, apresentado esta quarta-feira, 16 de outubro, no Congresso Internacional de Astronáutica em Milão. Será usado na missão Artemis III da NASA, agendada para o final de 2026.
O fato, chamado Axiom Extravehicular Mobility Unit, “apresenta um design centrado no ser humano e isso é inovador”, afirmou o presidente da empresa norte-americana, Matt Ondler. “É um momento histórico.”
Os modelos foram desenvolvidos para terem um único tamanho de forma, sendo compatíveis com a fisionomia masculina e feminina. Além disso, está equipado com material capaz de refletir calor de regiões permanentemente sombreadas e de proteger contra a poeira lunar.
Concebido para proteção, flexibilidade e conforto, trata-se de uma evolução do modelo de unidade de mobilidade extra veicular de exploração (xEMU) da NASA, que permite que os astronautas o usem, pelo menos, durante oito horas. “Grande tecnologia e inovação são necessárias do ponto de vista da engenharia.”
“Hoje em dia, qualquer pessoa com muito dinheiro pode ir ao Espaço”, acrescentou o diretor de marketing do Prada Group, Lorenzo. “Em breve estará acessível e as pessoas poderão ir à Lua. Por isso, acho que estamos apenas no início de uma nova era.”
A missão Artemis III está prevista para a segunda metade de 2026. Nela estarão o primeiro astronauta não-americano, a primeira mulher e a pessoa racializada a pisar a Lua, com o objetivo de tentar encontrar água no pólo sul lunar, onde conta com a tecnologia para sobreviver num contexto frio e hostil.