Moda

Este é o modelo que calça os pés das influencers — os Mary Jane estão de volta

Os sapatos que foram desenhados para os pés dos miúdos no início do século XX estão a fazer um comeback.
São uma tendência cíclica que dá um toque colegial a qualquer look.

Já aqui tínhamos falado sobre os sapatos vermelhos da Versace em que a Zara se inspirou.Trata-se do modelo Medusa Aevitas, com uma plataforma vertiginosa, salto largo, com fivela na alça que dá a volta ao calcanhar, decorada com uma linha de brilhantes. Se os procurar, por exemplo, na Farfetch, vai descobrir que estão à venda por 1090€.

A 25 de fevereiro a  influencer Chiara Ferragni partilhou na sua conta de Instagram uma série de fotografias onde mostrava outfit que escolheu, num registo total look da marca italiana, para assistir ao desfile da famosa casa de alta costura durante a Semana da Moda de Milão. Foram os pés que mais chamaram à atenção graças aos sapatos vertiginosos forrados a cetim escarlate. 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Chiara Ferragni ✨ (@chiaraferragni)

As cadeias de fast fashion estão sempre atentas às mais luxuosas marcas moda e não perdem tempo a replicar modelos que podem vender por muito menos. Nas últimas semanas a Zara fez isso mesmo: lançou um modelo muito semelhante ao da insígnia italiana e colocou-o à venda por (apenas) 69,95€.

Mas o sucesso da versão low cost da cadeia espanhola não tem apenas a ver com o preço. Trata-se de uma reinterpretação de um design antigo e intemporal, um clássico da indústria do calçado, que as influencers andam todas a usar: Lucy Williams, Anne Laure Mais, e Emili Sindlev são apenas três exemplos de it girls que já se renderam à sua estética.

mary jane
O desenho original das Mary Jane remonta aos primórdios de 1900.

O modelo Mary Jane tornou-se popular no início do século XX, quando uma fábrica no estado de Missouri, nos EUA, o começou a vender e a publicitar. O nome, dizem, foi inspirado num cartoon da época e o desenho foi feito a pensar nos pés dos miúdos.

O grande boom dos Mary Jane aconteceu durante os anos 90, quando o estilo colegial se tornou muito in: combinar este tipo de calçado com conjuntos de saia e blazer era a definição perfeita de um outfit cool. Agora, ao que tudo indica, a moda está de volta: estes sapatos caminham para se tornarem uma das grandes tendências do outono.

A NiT reuniu algumas das Mary Jane mais giras em que pode apostar para entrar no mood da estação. Carregue na galeria para as conhecer.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT