Moda

Estilista cria vestidos de noiva inéditos em homenagem ao 25 de abril

O modelo mais inusitado tem um corpete com 50 cravos vermelhos, um por cada ano que se passou desde a revolução de 1974.
Para as verdadeiras entusiastas.

Este ano assinala-se o 50.º aniversário do 25 de abril e, nas últimas semanas, têm surgido várias iniciativas culturais um pouco por todo o País para celebrar o marco histórico da democracia portuguesa. Além das tertúlias, concertos, sessões de poesia, filmes, músicas e instalações artísticas, os festejos estendem-se também à moda através de propostas temáticas. 

Um desses exemplos é Elsa Chagas. A estilista portuguesa criou vestidos das noivas de abril, uma coleção feita para aquelas mulheres mais ousadas que querem marcar esta data para sempre. Na verdade, ser mais exclusivo e extravagante é impossível.

Aqui, a ideia é quebrar as tradições, levando a liberdade ao extremo com noivas a casarem de vermelho, verde e com alguns toques de dourado para complementar o look. Desde vestidos estilo princesa da Disney até aos de cauda de sereia mais justos, Elsa pensou em todas as mulheres e está à espera de encontrar a mais ousada de sempre.

“Fiz estes vestidos, porque estou a participar no concurso de montras do Seixal, uma iniciativa que promove o nosso comércio local. Pensei em optar pela temática do 25 de abril, porque estamos a celebrar 50 anos de revolução e penso que alguns dos valores conquistados se estão a perder aos poucos”, conta à NiT. Sob este mote, costurei os vestidos com estas cores extravagantes e fora do vulgar, apenas para mostrar, mas parece que estão a atrair a atenção de muitas pessoas.”

Antes que se pergunte, sim, pode mesmo comprar o vestido e ajustá-lo à sua medida com a ajuda da estilista. Ao todo, Elsa criou cinco modelos, uns com a mistura de verde e vermelho e outros mais discretos, em tons de vermelho e branco.

Os vestidos de noiva de 25 de Abril são feitos no Seixal
Um dos destaques.

Entre eles, destacamos o vestido com o corpete de cravos e o saiote da liberdade. O modelo é composto por 50 cravos, um por cada ano que se passou desde a revolução. Tem uma grande cauda com várias palavras de ordem, como Liberdade, Educação e Saúde, direitos que se conquistaram a partir desta data. Os vestidos não têm preço fixo, já que precisam de ser ajustados e podem ser alterados pela noiva. 

O novo atelier

O novo espaço abriu no dia 6 de janeiro deste ano. É aqui que se fazem vestidos de noiva personalizados e, mais importante, para todas as carteiras. A inauguração do espaço representou uma mudança radical no negócio, já que Elsa recebia as noivas de uma forma mais discreta. Agora, o atelier fica mesmo no centro da Rua Luz Soriano, um local bastante movimentado no concelho do Seixal.

Além da luz natural, o atelier tem mais espaço para Elsa confecionar todos os vestidos de noiva. Neste espaço, a ideia é criar um vestido exclusivo e feito à medida. Como noiva, tem de escolher o tipo de vestido, o tecido e a decoração. Todo este processo é feito com Elsa que estuda, percebe e se molda à figura da noiva.

“Estou neste ramo há oito anos, posso dizer que fiquei oito anos mais velha e as minhas clientes oito anos mais novas, ou seja, são 16 anos que separam as nossas gerações e posso já adiantar que muita coisa mudou. Ultimamente, tenho-me deparado com noivas que querem algo exclusivo, que não podem encontrar em mais lado nenhum. Assim, a tendência tem passado por ser um vestido clean, simplista e elegante, porque são os pequenos detalhes que vão embelezar a peça”, confessa.

A paleta de cores mais utilizada é o branco, nude e dourado. Porém, se quiser sair fora deste padrão, Elsa está aberta a todo o tipo de projetos, seja um vestido preto com penas ou até um macacão de noivado.

Como há muita diversidade, também existem vários preços. Se quiser um vestido de 500€ é possível, mas se estiver disposto a gastar 5000€ também pode fazê-lo. Tudo vai depender da escolha do material, do tipo de vestido e dos acessórios e detalhes das peças de noivado.

Além dos vestidos personalizados e atendimento especial de Elsa Chagas, pode encontrar uma gama de vestidos low cost para mães, amigas e damas de honor.

Carregue na galeria para conhecer o atelier da estilista Elsa Chagas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT