Moda

Estivemos no backstage do desfile de Nuno Gama na ModaLisboa

Foram mais de 40 manequins a provar roupa durante três horas, incluindo o sobrinho do estilista. A NiT esteve lá e registou alguns dos momentos-chave. 

A coleção de Nuno Gama encerrou o segundo dia da ModaLisboa

Não há designer como Nuno Gama. O estilista, que há 25 anos faz da moda masculina um acontecimento, é o homem que transforma um desfile num evento inesquecível. Há sempre uma homenagem por detrás de cada peça de roupa e de cada apresentação. É isso que faz dos desfiles de Nuno Gama algo verdadeiramente especial – a empatia e o reconhecimento em cada peça ou detalhe.

No desfile deste sábado, 10 de março, houve um pouco de tudo. Caretos, música, homenagens a Zé Pedro dos Xutos e Pontapés — que morreu a 30 de novembro de 2017 —, menções honrosas ao já famoso movimento “Não adoto este silêncio”, em homenagem a todas as mulheres que nos últimos meses têm  partilhado histórias de assédio sexual.

Eram 20h15 quando a NiT teve autorização para entrar nos dois camarins onde os modelos se iam vestir e preparar para o desfile. A essa hora ainda não havia manequins, mas Nuno Gama e a sua equipa estavam à volta de uma mesa a terminar alguns detalhes. Meias organizadas por cores a condizerem com os sapatos, cabides com as fotografias, nomes e medidas de cada manequim. 

Uma hora depois, já com todos os manequins prestes a sair para o ensaio geral, a manga demasiado apertada de um casaco recusava-se a entrar no braço do modelo. Ouviu-se “costureira” e “ajuste” mas o estilista, sempre calmo, resolveu o problema da forma mais simples: “O casaco não vai vestido, vai por cima”. 

Pouco depois das 22 horas, quando os modelos iniciaram o ensaio geral, começaram a ouvir-se chocalhos. Nuno Gama tinha convidado um grupo de caretos para atuar, antes e no final do desfile. 

Só uma hora depois, às 23h05 — e com 1h05 minutos de atraso — é que o desfile começou. Nuno Gama passou várias vezes pela fila a verificar tudo e a dar os famosos e cinematográficos últimos retoques a casacos, gravatas ou ao cachecóis.

No final o designer foi ao palco acompanhado pelo sobrinho que abriu o desfile com uma faixa que marcava os 25 anos de carreira do estilista, e com o ator e manequim José Fidalgo.

Carregue na imagem para saber como tudo aconteceu, minuto a minuto, no backstage do desfile que encerrou o segundo dia da ModaLisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT