Há mais de 20 anos que o famoso logótipo da VEJA, uma simples tira em forma de V, surge nos pés de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Apesar do sucesso dos designs minimalistas da marca francesa, os fundadores, Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillion, decidiram focar-se apenas em criar sapatilhas. Mas isso mudou.
A pensar no verão, a etiqueta lançou um modelo que acredita destinar-se a “aventuras na natureza”. A novidade para a estação quente é o primeiro par de sandálias da marca. Chama-se Etna, é inspirado no famoso vulcão que fica na Sicília, em Itália, e mistura funcionalidade e estética — como já é habitual no catálogo da insígnia.
“Tivemos a ideia há 15 anos porque trabalhamos no Brasil, e o Brasil é o país das sandálias”, disse Sébastien Kopp, cofundador e diretor criativo, à “Vogue” britânica, acrescentando que “pode ser usada no dia-a-dia”. “É [sobre] simplicidade; foram projetadas para o conforto”, referem.
O modelo unissexo surge como uma alternativa leve e respirável face aos modelos fechados até agora produzidos. É feita de materiais resistentes, que permitem o uso em caminhadas e atividades ao ar livre.
A sola, leve e antiderrapante, é feita de borracha proveniente da Amazónia, com uma palmilha de E.V.A, um material macio que confere conforto e com forte absorção de impacto, produzida com cana-de-açúcar. Já as tiras das sandálias são feitas à base de camurça vinda de fazendas do Rio Grande do Sul, no Brasil.

“Geralmente, sandálias são feitas de muito plástico”, refere Kopp. “Queríamos usar a nossa borracha, a nossa matéria-prima, para alcançar essa leveza. Não é nenhuma novidade em termos de fornecimento, mas usamos a cadeia existente para criar uma sandália ecológica”, sublinha a marca.
Quanto à oferta, há cores para vários gostos. Para um look mais discreto, pode optar pelo preto, bege ou cáqui. Para algo um pouco mais vistoso, tem o laranja, o verde e o lilás. As Etna “vêm celebrar as raízes brasileiras, onde são produzidas, combinando cidade, natureza e aventura”, segundo a marca.
O lançamento reflete os valores pelos quais a marca se rege. A obtenção de materiais e a produção são feitas junto de comunidades locais, “respeitando os princípios de justiça social, económica e ambiental” continua a ser um dos pilares deste projeto.
Fundada em 2005, a VEJA é uma marca de calçado que quer criar sapatilhas com base em projetos sociais, justiça económica e materiais ecológicos. Assim, tornou-se uma referência internacional no universo do calçado sustentável. A produção teve origem no Brasil, onde permanece, mas desde o final de 2023, Portugal passou a ser uma peça-chave na estratégia europeia da marca, especialmente com o modelo V-90 AEGEAN.
As sandálias vão estar disponíveis a partir desta quarta-feira, 14 de maio, no site da VEJA. Cada par custa 120€.
Carregue na galeria para conhecer as diferentes cores do modelo.