A associação entre moda e comida não é algo inédito nas passarelas. Já lá vão mais de 25 anos desde que Silvia Venturini Fendi lançou uma das carteiras mais icónicas do mundo, inspirada na forma como as parisienses transportavam confortavelmente as baguetes debaixo do braço, pelas ruas da cidade.
Durante cerca de três anos permaneceu quase como um segredo reservado àqueles que estavam verdadeiramente interessados na indústria da moda, nunca tendo chegado ao resto do público. Mesmo assim, vendeu cerca de 100 mil unidades no primeiro ano. Hoje em dia, inspira milhares de criações — algumas mais realistas.
Na semana da moda de Milão, em janeiro de 2023, a Fendi chegou mesmo a lançar vários designs com a mesma aparência do pão francês, desde o formato à textura. No final do desfile, até surgiu como um porta guarda-chuvas, nas costas de um modelo graças a uma tira de couro preta.
Sem que ninguém esperasse, as carteiras de mão inspiradas em comida são uma tendência para 2025. De aipos a bolos, passando por sanduíches, tudo pode entrar em jogo quando se trata de carregar os nossos essenciais, sejam eles um telemóvel, uma necessaire ou uma garrafa de água.
Nas passarelas, Moschino, JW Anderson, Kate Spade foram outras das marcas que também apostaram neste estilo inusitado. No caso da primeira etiqueta, por exemplo, o diretor criativo Adrian Appiolaza substituiu os clássicos não só pelo clássico pão francês em tamanho real, mas também vegetais, aconchegados num saco de papel castanho.

Os acessórios realistas da marca de luxo até chegaram a alguns supermercados lá fora. No Reino Unido, por exemplo, o Aldi, apostou numa campanha que deu um novo destaque aos aipos, segurados como se de uma clutch se tratasse e combinados com um trench coat clássico.
Antes da Met Gala, Rihanna decidiu arriscar com um modelo do género ao passear pelas ruas de Nova Iorque, nos EUA. O modelo Sheepskin Baguette Bread Pouch Beige Panna, uma das propostas da Fendi, custa 1.200€, mas já esgotou no site da marca de luxo italiana.
Este não é um caso isolado. No final de abril, foi a vez da atriz Blake Lively apostar num acessório igualmente ousado, também na cidade norte-americana. A escolha? Uma carteira em formato de pizza Pepperoni, da marca Judith Leiber, que custa cerca de 5.130€, em referência ao filme “Another Simple Favor”, que se passa em Itália.
“Isto deve-se sobretudo ao facto de a comida ser um dos grandes amores da nossa vida”, explicou ao “The Washington Post” Susana Korn, fundadora da marca Susan Alexandra, que tem vindo a fazer acessórios temáticos desde o início da sua carreira, no início dos anos 2010.
Rihanna’s literal baguette Fendi purse is a need. 🥖 📸: BACKGRID pic.twitter.com/iL0LIFZiVp
— Page Six (@PageSix) May 9, 2025
“Todos temos de comer, e há uma grande parte de nós que simplesmente adora o ato de cozinhar, comer, escrever sobre comida. Tudo”, acrescenta. “Estes acessórios inspirados em bebidas, comida, ou em qualquer coisa, apelam realmente a todos os apreciadores de comida entre nós.”
A marca Nik Bentel Studio, que lançou acessórios inspirados em latas de Coca Cola, também tem uma explicação para a tendência. Não importa quem seja, todos têm uma conexão pessoal com a comida”, disse o designer à “Forbes”. “A comida é o nosso denominador comum coletivo.”
Esta brincadeira também se tornou regular entre as coleções da Balenciaga que, em 2022, dividiu opiniões com as carteiras em forma de saco de batatas fritas, um feito que voltou a repetir no início do ano. No final de 2024, a aposta passou por porta-moedas inspirados nestes pacotes, lançados na coleção de primavera-verão de 2025. À primeira vista, parece apenas um saco vazio e amarrotado.
Em Portugal, Joana Duarte — mais conhecida por Béhen — foi uma das pioneiras ao arriscar em designs semelhantes durante a apresentação da coleção de outono-inverno 2023, na ModaLisboa. Inspirada pela recordação da avó e da mãe a colocarem o pão no forno, recorreu a um padeiro para criar acessórios realmente comestíveis.
Das marcas de alta costura às etiquetas de fast fashion, a seleção é cada vez mais vasta. Ainda assim, há poucas marcas de fast fashion decididas a explorar este mercado, o que significa que a maioria das peças disponíveis têm preços elevados, muitas vezes acima dos quatro dígitos.
Uma forma de explorar esta moda de forma menos excêntrica é através dos bag charms, um dos acessórios que têm ressurgido nos últimos meses. Falamos de pequenos amuletos que podem ser anexados às carteiras e que as tornam mais personalizáveis, como autocolantes, porta-chaves, lenços, fitas entre outros adornos, muitos deles com formas de comida.
Carregue na galeria para ver alguns exemplos de carteiras que apostam nesta tendência bizarra.