Moda

O influencer nacional que é um fenómeno, coleciona Louis Vuitton e veste futebolistas

Entre semanas da moda e colaborações com marcas, Gon Olivier soma mais de 2,3 milhões de seguidores. Muitos nem sabem que é português.
No desfile da Louis Vuitton.

Em janeiro de 2023, Gonçalo Olivier era uma das dezenas figuras presentes no desfile de primavera-verão da Louis Vuitton, no Museu do Louvre, em Paris. No final do espetáculo, entre aplausos e euforia, foi chamado por uma representante da marca para escolher uma peça antes de ser colocada à venda e não resistiu a um par de sneakers inédito. O modelo fez sucesso.

“Quando faço o unboxing, tenho vários rappers norte-americanos a perguntar como é que era possível ter aquele par”, recorda o criador de conteúdos, de 29 anos, à NiT. “Foi um momento especial, porque nem sempre tenho a perceção de como estou a crescer.”

Atualmente, Gonçalo — mais conhecido por Gon Olivier — é um fenómeno nas redes sociais, com mais 2,3 milhões de seguidores no TikTok. Natural de Cascais, o jovem de 29 anos é criador de conteúdos de moda e beleza, colecionador de sneakers e fundador de uma marca de cosméticos.

Foi quando começou a ver os jogadores da NBA na televisão que se sentiu inspirado a recriar aquele estilo descontraído. Se até então, a mãe o vestia igual aos dois irmãos, os vídeos e as fotografias das estrelas norte-americanas levaram-no a renovar o armário com peças de streetwear.

“Sempre fui muito vaidoso. Ia para a escola todos os dias com o cabelo arranjado com gel ou cera”, começa por contar à NiT. Na altura, apesar de ter feito castings para algumas agências, não lhes deu muita importância. Tinha cerca de 14 anos e não imaginava que um dia podia viver da moda.

Curiosamente, durante muito tempo sonhou ser piloto. “O meu pai era apaixonado por automobilismo e levava-me sempre para os cartódromos. Ao fim de semana, ia conduzir karts com ele e pensava que o meu futuro podia passar por aí”, recorda.

Na altura em que acabou o secundário, formou-se em artes e deu por si mais confuso em relação ao futuro. Sabia que queria usar a sua criatividade e, embora não ligasse muito às redes sociais, foi no mundo digital que, de forma inesperada, encontrou as ferramentas para o fazer.

“Em 2017, comecei a namorar com uma fotógrafa. Como gostava de me vestir bem, ela andava sempre com a câmara e tirava fotografias dos meus outfits”, conta. “Escolhíamos as imagens, as descrições, identificávamos as marcas e começámos a ter muitas interações.”

Tornou-se um ícone de estilo.

Um ano depois, a popularidade aumentava a pique, sobretudo à conta da sua espontaneidade. Juntava dinheiro a trabalhar na Zara e, quando conseguia, marcava uma viagem. Foi numa dessas escapadinhas, até às pirâmides do Egito, que fez uma das sessões que viralizou.

Ainda assim, foram os vídeos, na altura inovadores, que o fizeram destacar-se. Aparecia no quarto e rodava à medida que o outfit aparecia no seu corpo, mostrando de forma transparente como é que cada peça caía. Na mesma altura, começou a mostrar o quarto, as tatuagens e a coleção de sneakers, com mais de 100 pares, que atraiam milhares de pessoas.

Como a comunicação sempre foi feita em inglês, conseguia chegar a pessoas de todos os cantos do mundo. “As pessoas ainda me param na rua e ficam chocadas porque não sabiam que sou português. Não acreditam que Portugal tenha capacidade para ter conteúdos de qualidade.”

Na plateia da Louis Vuitton e no armário de futebolistas

No início, usava o pouco dinheiro que conseguia ganhar através do Instagram para comprar os primeiros itens de luxo. A coleção foi crescendo e, sem dar por isso, já tinha etiquetas se sempre admirou, como a Louis Vuitton, a entrar em contacto para oferecer lançamentos exclusivos.

“Acompanhei o Virgil [Abloh] a transformar uma marca básica em algo jovem, que conjuga muitas cortes e cortes. É este o streetwear que me abriu mais as portas e que ainda gosto de conjugar nos meus looks.”

Atualmente, Gon tem cerca de 50 artigos da insígnia francesa a contar com acessórios como carteiras ou sapatilhas. “Guardo os convites do desfile, que também conto como uma peça”, explica. Da coleção, destaca a colaboração da LV com a Swarovski da coleção com a Nike, que tem modelos a ser vendidos a partir dos 20 mil euros.

@itsgonolivier

Day I was already epic #gonolivier #louisvuitton #lv #parisfashionweek

♬ née-nah – 21 Savage & Travis Scott & Metro Boomin

“A marca já me proporcionou experiências incríveis, como fechar a loja e preparar um jantar lá dentro”, recorda. “Estar ao lado destas pessoas é marcante para quem nunca se imaginou a viver disto.” E já não se trata de um one man show. O influencer conta com uma equipa de seis pessoas, que o ajudam a procurar tendências e a criar novos vídeos. Alguns podem demoram uma tarde inteira para gravar e um dia para editar, enquanto outros podem mesmo chegar a uma semana.

Quando publica algo novo, confessa, tem uma série de celebridades a perguntar onde arranja as peças ou a pedir conselhos. É o caso de jogadores de futebol a quem faz o styling ou cantores a quem entrega roupas antes dos concertos. “Muitas vezes, mostram umas botas que compraram e perguntam como é que podem usar.”

Gon, que trabalhou nos visuais de Dillaz para o videoclipe de “Maçã”, com Louis Vuitton dos pés à cabeça, é cada vez mais requisitado. Na agenda tem uma viagem onde vai estar com um atleta “bastante conhecido” e com o qual pretende criar conteúdos. “No entanto, não gostam de ser mencionados”, explica.

Em 2022, lançou ainda uma marca de cosméticos para o cabelo, a X-Entiall. Composta por cinco produtos, foi uma resposta à demanda que sentiu quando publicava vídeos sobre a sua rotina de cuidados capilares. E o objetivo é continuar a aumentar a gama.

“Já estamos a introduzir a linha em algumas barbearias. O que quero com esta marca, acima de tudo, é ter o meu franchising de barbearias com máquinas de cortar o cabelo e tesouras.”

A longo-prazo, vê-se ainda a criar uma marca de streetwear, com um catálogo entre o oversizsed e o estilo cropped “que se está a usar muito”. “Mas não me vou prender muito. Gosto de vestir um fato, uma camisa ou um polo. Vou lançar roupa que não consigo encontrar em Portugal.”

Porém, não se quer apressar. “Primeiro, quero colaborar [com outras marcas] e depois lançar algo meu. Tenho um estudo feito, mas sempre gostei de fazer as coisas com calma”, conclui.

@itsgonolivier

Do not disturb ✋🏼👟💆‍♂️ #gonolivier #shoedisplay #sneakerwall #sneakerorganization

♬ Under The Influence – Chris Brown

 

 

 

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