No final de julho, foi anunciado o lançamento de uma nova edição da “Vogue”. É a 27.ª versão da prestigiada revista de moda e agrega os países de toda região nórdica: Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia. Chama-se “Vogue Escandinávia” e foca-se em contar histórias no formato impresso e digital em torno da moda sustentável.
A primeira capa foi revelada na passada segunda-feira, 9 de agosto, e tem a ativista mais famosa do mundo. Greta Thunberg está na edição de arranque, vestida com uma gabardine feita de materiais reciclados, no meio da natureza, junto de um cavalo.
Na publicação na sua conta de Instagram em que revelou a capa, Thunberg, de 18 anos, critica a ação nociva da indústria da moda na crise climática e acusa as marcas de fazerem campanhas de “greenwashing” (ou “lavagem verde”, em tradução livre), um termo que caracteriza a forma enganadora como a produção se quer fazer passar por sustentável.
Esta primeira publicação da “Vogue” escandinava está apenas disponível para venda online, é entregue numa embalagem sustentável e feita com materiais que têm “o menor impacto possível no planeta”.
“Esperamos que as pessoas inspiradoras que convidamos para as páginas da ‘Vogue Escandinávia’, e que os valores que partilhamos consigo, possam ajudar os nossos leitores a darem passos maiores em direção à criação de um estilo de vida que tenha um menor impacto no planeta a que chamamos casa”, escreveram os responsáveis no Instagram.
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