Moda

Guerra às skinny jeans: as calças favoritas de Kate Middleton são ideais para baixinhas

As puddle pants ajudam a alongar a silhueta. A tendência não é consensual, mas já encantou a realeza.
O estilo é aprovado pela realeza.

Se nos últimos anos reinaram as skinny jeans, algumas tão justas que quase impediam o sangue de circular, agora são as calças largas que dominam o street style. Os modelos amplos não surgem apenas em ganga, mas também em materiais como a sarja, o linho ou bombazine. A tendência do momento são puddle pants — ou calças poça, em tradução livre.

As peças caracterizam-se por serem modelos ultralongos, com tecido se acumula nos tornozelos, quase a arrastar no chão. O efeito wide-leg deste desenho, ajuda a alongar a silhueta através da espécie de aba que se cria na zona da bainha e que cobre os sapatos. O ajuste exageradamente comprido, apesar de poder parecer uma falha de confeção, é intencional.

Várias fotografias que invadiram as redes sociais e que ajudaram a difundir a tendência mostram Kate Middleton a usar calças deste estilo extremamente elegantes. A princesa de Gales não o fez apenas numa ocasião — tem usado puddle pants inúmeras vezes nos últimos meses.

Usou um modelo do género quando visitou o Centro Cultural Ucraniano de Londres, em março, onde conheceu membros da comunidade ucraniana local. Combinou a parte de baixo com uma camisola pullover azul, que destacou as vantagens destas calças. Vesti-las é sinónimo de uma despreocupação elegante, devido ao facto de serem relaxadas e confortáveis.

Uma das formas mais populares em que ganham forma é através da alfaiataria, mas são um exemplo ideal do estilo high street. Bella Hadid é, por isso mesmo, uma outra espécie de embaixadora do look. Aliás, se for daquelas pessoas que detesta ir a uma costureira para fazer a bainha das calças, pode usar o tecido enrolado sem parecer desleixada. Em vez disso, vai ser considerado chique — desde que não as use num dia chuvoso.

No mundo da moda, o falecido Virgil Abloh, da Off-White, e Demna Gvasalia, para a Balenciaga, são alguns dos principais nomes que ajudaram a difundir a tendência. No entanto, as calças já invadiram outras marcas de luxo — como The Row ou Proenza Schouler — e etiquetas de fast fashion, destacando-se a Stradivarius.

Dos modelos mais elegantes, que a princesa de Gales usaria, às propostas mais arrojadas, carregue na galeria para conhecer uma seleção de puddle pants. Há modelos de várias marcas, cores e preços.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT