Uma criadora de conteúdos norueguesa, chamada Marii, recorreu às redes sociais para contar “a história de como uma ideia louca” se transformou “na coisa mais pessoal” que alguma vez fez. Com renda, lã e pérolas, começou por desenhar um esboço que, eventualmente, se transformou num vestido de noiva.
O processo, que partilhou através do Instagram, numa publicação feita a 10 de junho, já conta com mais de 300 mil gostos de pessoas impressionadas com o resultado. “Não se tratava de perfeição. Tratava-se de criar algo profundamente pessoal — e de o terminar, uma decisão (e muita matemática) de cada vez”, disse a mulher, de 33 anos.
“Há uns anos, vi [a designer] Veronika Lindberg, também conhecida como Kutovakika, a usar um deslumbrante vestido de noiva tricotado. Algo na maciez da lã, na delicada renda e no romantismo daquilo tocou-me. Não queria copiar o modelo dela, mas sabia que queria criar um desenho em croché que fosse totalmente meu”, explicou no seu blogue.
Marii começou com uma saia de renda, dos joelhos para baixo, apenas para ver se resultava. Misturou vários padrões de que gostava, moldou-a ao toque e, quando ficou pronta, tricotou o modelo completo, com corpete, mangas e decote. “Pareceu-me ambicioso, mas correto.”
A verdade é que, se alguma vez sonhou criar algo com mais significado, sobretudo para datas especiais, a nova tendência no mundo dos casamentos é para si. Através da hashtag “Crocheting My Wedding Dress”, há cada vez mais mulheres a optar por tricotarem os vestidos com os quais sobem ao altar.
Marcante e prática para usar no auge do calor, trata-se de uma forte aposta na temporada de primavera-verão 2025. Nas passarelas deste ano, vimos modelos artesanais da Kaithé até aos modelos de noite da Alaïa, ideais para dançar a noite inteira, passando pelos vários designs brancos de Marina Moscone.
Ver esta publicação no Instagram
A abordagem de cada designer é bastante diferente, mas o estilo adapta-se facilmente a vários contextos. No caso da moda nupcial, por exemplo, permite explorar estéticas mais boémias e tradicionais, assim como chiques e contemporâneas. Tudo depende do objetivo da noiva.
A verdade é que não está sozinha. A designer Ranti Ehinmola, da marca Ranti Studio, fundada em 2023, seguiu o mesmo desafio e demorou três meses a terminar o vestido de noiva, que ficou pronto apenas três dias antes do enlace. “Decidi tricotar até ao último ponto. No final, acabou por chegar-me até aos joelhos”, conta.
O processo foi revelado num vídeo que partilhou no TikTok. “Costurar o forro foi, provavelmente, a parte mais rápida e fácil deste processo, porque me limitei a traçar o vestido neste tecido elástico e a costurá-lo na minha máquina de costura”, disse.
@ranti.studio i literally finished my dress 3 days before my wedding😂 but she’s done!! wedding photos to come soon!🤭👗💍👰🏾💒 #wedding #weddingdress #knitting #knittok #knitdesign #crochettok #diy
No final, afirma, sentiu “uma enorme sensação de orgulho”. “Não podia acreditar que fiz isto de raiz e que ficou tão próximo da minha inspiração. Todo este processo foi muito estressante, mas estou muito grata por tê-lo feito, porque tenho esta linda peça, o maior e mais importante projeto que alguma vez fiz.”
Esta decisão também foi natural para a costureira Tymesha Triggs, que criou não só o seu modelo comprido, mas também o smoking do noivo, em agosto do ano passado. A dona da marca Crochet & Accessories em Cincinnati, nos EUA, passou 30 dias “sem dormir” para terminar o look, que incluiu brincos e luvas também tricotados à mão.
Carregue na galeria para ver algumas das inspirações de véus dramáticos e ousados que são tendência esta temporada.