Moda

Já há datas para o regresso do Portugal Fashion que traz um novo conceito

A organização adiou a edição de março por falta de verba, mas o evento de moda está de volta ao Porto.
Está de volta.

O evento de moda do Porto, que deveria ter acontecido logo após a ModaLisboa, já tem data de regresso. O Portugal Fashion decorre entre 1 e 6 de julho, após a anunciada e inesperada interrupção de março devido a problemas de financiamento.

Ainda sem fundos europeus para apoiar o certame, a organização foi obrigada a adiar a edição de março e a apresentar um novo conceito. A partir de agora, em vez das duas tradicionais semanas de moda semestrais no Porto, o Portugal Fashion passará a ter apenas uma edição anual. 

Trata-se de “um planeamento que está a ser feito desde 2021, quando a pandemia obrigou a repensar modelos de negócio e formas de estar”, explicou a organização esta terça-feira, 9 de abril.

O Portugal Fashion passará então a organizar apenas um grande evento anual e a estreia da nova calendarização acontece já este ano. A primeira edição anual de 2024 acontece entre os dias 1 e 6 de julho. O mês escolhido pretende “preservar o alinhamento com os calendários das principais semanas de moda internacionais, por forma a que não haja sobreposição de datas e seja possibilitado o acesso de imprensa, buyers, stylist e outros profissionais de moda”.

Com este novo conceito, o evento passa a ser também um “festival criativo”, assumindo-se como um evento com grande foco na moda de autor, com os habituais desfiles e apresentações, mas fazendo a ponte entre esta e as várias dimensões do ecossistema moda.

Além desta mudança, o Portugal Fashion ambiciona tornar-se “chapéu internacional para toda a moda portuguesa”. O objetivo é criar um board de especialistas internacionais, responsável por selecionar as marcas e os designers apoiados no estrangeiro, num processo de candidatura aberto a todas as marcas e designers com base em Portugal. Esse board ficará também responsável por acompanhar a evolução dessas marcas e designers, desde a gestão e vendas, à comunicação, marketing, crescimento e outros temas relevantes para o posicionamento estratégico.

Carregue na galeria para ver alguns dos melhores looks que passaram pelo Portugal Fashion no ano passado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT