Tesoura numa mão, par de jeans na outra. A experiência é mais comum aos mais apegados àquelas calças de ganga velhas e desgastadas que assombravam o nosso armário. Quando chega o verão, tentamos transformá-los em calções que parecem saídos de uma loja. Se os mais habilidosos conseguem tal feito, os restantes continuam a tentar.
A moda DIY (Do It yYourself) está na base da origem do estilo dos jorts, os calções estilo skater, uma das peças menos consensuais do mundo da moda. Nos anos 60 e 70, vários jovens começaram a cortar os seus jeans, sobretudo durante para o verão — para usarem nos festivais de música ao ar livre, como símbolo de rebeldia e contracultura.
Estas peças voltaram à ribalta como parte do estilo grunge nos anos 90. No entanto, já não se limitavam a criações caseiras, visto que várias marcas e designers começaram a lançar as suas versões. Além da Levi’s, a Calvin Klein, a Tommy Hilfiger e a Guess acompanharam esta tendência.
Atualmente, os modelos curtos de ganga voltaram a não ser os únicos nos carrinhos de compras. Os jorts — um estilo que fica entre a metade inferior da coxa e um pouco depois do joelho — são uma das tendências para este verão. Pelo menos, têm chamado à atenção no street style.
Os modelos também invadiram as passarelas. Os modelos claros tomaram conta da coleção de outono-inverno 2024 da Dries Van Noten, enquanto as versões mid-wash foram protagonistas do desfile de primavera-verão de 2024 da Valentino. Outras marcas como Louis Vuitton, Givenchy e Fendi seguiram o exemplo.
Compridos e levemente alargados, são ideais para um look casual descontraído. É por isso que estão a regressar durante o verão, sobretudo para as atividades ao ar livre, já que adicionam um toque de estilo despretensioso ao visual.
Ao escolher o modelo a usar, pode optar por um corte de cintura alta pode acentuar a cintura, criando uma aparência mais alongada e esbelta. Dependendo do comprimento, também podem ajudar a alongar visualmente as pernas, visto que os modelos mais curtos tendem a criar essa ilusão.
A elasticidade presente em muitos jeans modernos também são uma mais-valia para muitas mulheres. E, como são feitos de denim, um material resistente e durável, oferecem conforto e são práticos para o uso diário.
Embora sejam uma peça versátil, há várias dicas de styling a ter em conta para adaptar os jorts ao seu estilo. Para um visual mais casual, pode optar por um top básico ou numa cor neutra, assim como camisas com estampados gráficos, complementados por um par de sapatilhas ou sandálias.
Outros preferem algo um coordenado mais polido, com uma camisa de botões, feita de linho ou algodão. Acrescentar um blazer ou um cardigan leve para as noites de verão também resulta graças ao contraste inesperado. Porém, esta combinação é para quem gosta de arriscar.
Os jhorts de ganga funcionam ainda num look despojado de verão, com blusas soltas ou tops de alças, ou num estilo boho. Neste caso, não podem faltar blusas com renda, bordados ou estampados boémios, assim como acessórios de camurça para completar e elevar o look. E dá-se uma nova vida à peça.
Carregue na galeria para descobrir a seleção da NiT de jorts de várias marcas, estilos e preços.