Em 2010, nascia uma das imagens mais icónicas das campanhas de promoção do calçado nacional. Na altura, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) chocou um setor até então tradicional ao lançar uma série de fotografias com modelos despidas, dando total destaque aos sapatos.
O mote estava lançado. A indústria, que passou a ser apelidada como “a mais sexy da Europa”, tem encontrado, todos os anos, novos rostos em personalidades de diversas áreas, como o bailarino Marcelino Sambé, a modelo Sara Sampaio ou os atores Albano Jerónimo e Victória Guerra.
Com a aposta nestas campanhas anuais, o resultado está à vista. Afinal, apesar de algumas quebras nas vendas, ainda falamos do segundo maior produtor europeu, com artigos a saírem todos os anos para 174 países. Desde 2009, as exportações do setor aumentaram em 52,2 por cento.
Volvidos quase 15 anos desde o lançamento das primeiras imagens, nasce uma nova campanha Portuguese Shoes onde o protagonista é o ator José Condessa, que posa nos cenários dos Açores, precisamente onde filmou a série da Netflix, “Rabo de Peixe”. Intitulada Motherland — ou seja, “terra-mãe” — serve como “uma analogia à Natureza, de onde tudo vem, mas também onde tudo se transforma”.
A iniciativa pretende mostrar que “é possível produzir calçado de qualidade, na Europa, com um design vanguardista e a preços justos”, explica o diretor de comunicação da APICCAPS, Paulo Gonçalves.
O responsável acrescenta: “Um trabalho contínuo que, mesmo alicerçando-se no passado, não deixa de se renovar a cada ano, auscultando as necessidades e fronteiras do agora. Um presente que respeita as origens.”
Nas imagens de Frederico Martins, o artista surge em locais como no Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, com looks de designers nacionais como Luís Carvalho e David Catalán, com o styling de Fernando Bastos Pereira, que também coordena o guarda-roupa desde o início da associação.
Orgulhoso pela participação, Condessa sublinha que este “é um projeto que se esforça por levar a arte e o saber-fazer portugueses além-fronteiras numa área em que somos mestres e que atesta o nosso conhecimento ancestral”.
“Desde o início procuramos ser sempre um testemunho de um País de muitos e muitos talentos”, explica Paulo Gonçalves, sobre as colaborações com inúmeras figuras públicas, sobretudo ligadas ao mundo das artes.
O setor investiu 15 milhões de euros em cerca de 15 anos, o equivalente aos gastos num desfile de uma marca de luxo, como a Louis Vuitton, num desfile da Semana da Moda de Paris, e tem vindo a mudar a perceção internacional sobre o calçado português. Hoje em dia, segundo a entidade, os clientes estão mais dispostos a pagar por modelos com selo Made in Portugal do que há duas décadas.
Além disso, Portugal conseguiu um dos maiores preços médios de exportação em todo o mundo. Em Espanha, por exemplo, está quase 28 por cento abaixo do nacional, em parte graças ao posicionamento através de uma promoção e comunicação que olham para segmentos mais elevados.
Porém, ainda há muito trabalho pela frente. Este ano, assistiu-se a uma descida no valor das exportações de sapatos e, embora com menos otimismo, a APICCAPS está a afinar estratégias para contornar a situação, como novos suportes de campanha, patrocínios de figuras públicas internacionais e a aposta no digital.
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