Moda

Kai & Koa: a nova marca portuguesa de praia é hot, hot, hot

Joana Duarte e Beatriz Moniz Ramos são as estrelas da primeira coleção de fatos de banho e biquínis de dois amigos. Basta ver as fotografias para perceber que a linha promete aquecer ainda mais as areias deste País.

Ao todo são trinta modelos de fatos de banho e biquínis

Quando Henrique Rosa e Manuel Montenegro se juntaram em outubro de 2016 para um fim de semana prolongado em Madrid, não imaginavam que daí iria surgir a nova marca portuguesa de swimwear Kai & Koa

Depois de terem terminado a licenciatura em Gestão Hoteleira em Marbella em 2014, os dois amigos seguiram caminhos diferentes: Henrique veio para Portugal trabalhar numa empresa de vendas e Manuel abriu um restaurante no Uruguai, país onde tem família. No final do ano passado voltaram a juntar-se para uns dias de férias entre amigos. 

A conversa sobre fatos de banho surgiu por acaso. “Comentei com o Manuel o sucesso das marcas de swimwear em Portugal e pensámos “porque não aventurar-nos nesta área?” “Depois foi tudo muito rápido”, conta à NiT Henrique. 

O rápido traduziu-se em sete meses. Os dois amigos convidaram a designer Carolina Nashtai e o namorado José Pedro Sobral (arquiteto) para desenharem os modelos e foram bater às portas de fábricas do norte do País para os produzirem. “Embora a lycra seja italiana, o resto é tudo feito em Portugal. Desde os artigos, aos sacos e etiquetas.”, explica Henrique.

Ao todo são trinta modelos de fatos de banho e biquínis “muito cleans, sem folhos como tenho visto o resto das coleções portuguesas de swimwear deste ano”. A ideia dos dois amigos é “agradar a todas as mulheres e tipos de corpos. Pedimos à Carolina para fazer um corte subido, por exemplo, para que as mulheres baixas tipicamente portuguesas fiquem com as pernas mais prolongadas”, conta o gestor que, tal como Manuel, está neste momento 100% dedicado ao novo projeto. 

Para dar rosto e corpo à coleção, Henrique decidiu chamar duas amigas: a atriz Joana Duarte e a repórter Beatriz Moniz Ramos. “Bastou uma mensagem escrita para que as duas aceitassem a proposta. Convidei o fotógrafo Rui Valido para tirar as fotos e depois aconteceu tudo muito depressa”.

O que não foi assim tão rápido foi a escolha do nome “Kai & Koa”. Aliás, durou menos de um dia, mas foram oito horas intensas de troca de ideias. “Sentámo-nos numa mesa e decidimos só sair de lá depois de encontrar o nome perfeito. Testámos o nome de árvores, ilhas e cascatas em todas as línguas. Passadas oito horas decidimos que seria “Kai & Koa””.

O nome, na língua havaiana, quer dizer rapaz e rapariga. Porquê rapaz, se a coleção é só feminina? O gestor explica que “a ideia é expandir o negócio e no inverno criar uma coleção de fitness para ambos os sexos. Daí fazer sentido pôr já os homens nisto.”

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