Moda

Katty Xiomara deixou-se enamorar “pela luna”

No terceiro dia de Portugal Fashion a designer luso-venezuelana apresentou uma coleção que se foi erguendo de forma mágica na sala do Centro Português de Fotografia do Porto.

Portugal Fashion

Dezenas de jornalistas, fotógrafos, buyers, ou apenas fãs do trabalho da estilista Katty Xiomara, movimentaram-se ontem, 24 de março, até ao Centro Português de Fotografia do Porto, numa ânsia de conhecer as propostas da designer luso-venezuelana para a próxima estação fria.

Assim, ao terceiro dia de Portugal Fashion, o imaginário de Xiomara viajou até ao universo misterioso da floresta e das criaturas que por lá habitam, mergulhando no dramatismo da noite e na interminável esperança do dia.

Na passerelle a divagação da criadora traduziu-se numa coleção que, surgindo de forma mágica, fez desfilar cores em brilho crescente, encontrando no preto noite a base para os brilhos do luar, desenhados nas peças em tons de branco nacarado e prata estelar. O tom frio do azul noite tocado pela luz e pela sombra, contrastou ainda com os tons quentes das madeiras e folhas.

Os tecidos, ricos e com textura, uns mais leves e fluídos, outros estruturados e compactos, delinearam-se por jacquards e estampados, docemente articulados com rendas e bordados. Já as forma revelaram-se limpas e depuradas, mas com um volume ondulante e natural. 

À parte da coleção apresentada, a designer revelou também a peça de tapeçaria criada numa parceria com a Desistart. Com quatro metros de comprimento, dois de largura e quase 50 quilos, o valor da venda do tapete que se encontra neste momento em leilão, será doado à Acreditar — Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Intitulada de “Enamorado”, esta é a primeira peça de tapeçaria concebida pela criadora nacional.

Conhecida pela doçura da sua visão e estética, a designer nascida na Venezuela mudou-se para a cidade do Porto aos 18 anos, onde frequentou o curso de Design de Moda no Citex (agora Modatex) — e onde é atualmente professora. Desde 1998 que integra o calendário do Portugal Fashion e em setembro de 2013 começou a apresentar também as suas coleções na Semana da Moda de Nova Iorque.

Conheça algumas peças da nova coleção ao carregar na imagem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT