Moda

Katty Xiomara cria tapete com 50 quilos (e fins solidários)

A estilista portuguesa uniu-se à empresa especializada em tapeçaria de luxo, Desistart, na criação de uma peça que será vendida em leilão. A apresentação oficial decorrerá esta sexta-feira, no Portugal Fashion.

Incluída no programa da 40.ª edição do Portugal Fashion — que arranca amanhã, 22 de março, em Lisboa, e que quinta-feira ruma à cidade do Porto —, a iniciativa que junta Katty Xiomara e a Desistart tem como finalidade doar à Acreditar — Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro —, o valor da venda online de uma peça de tapeçaria única com fins igualmente singulares.

Intitulada de “Enamorado”, aquela que é a primeira peça de tapeçaria concebida pela criadora nacional, será leiloada na internet a partir da meia noite desta quarta-feira, 22 de março, e durante seis dias. A base de licitação foi fixada em 3000 euros, embora o valor comercial da peça seja o dobro, na avaliação dos responsáveis da Desistart, sendo admitidos lances mínimos de 100 euros. Para poderem participar, os interessados têm de se registar previamente no site do grupo. Tratando-se de pessoas singulares, só o poderão fazer se tiverem mais de 18 anos.

Com quatro metros de comprimento e dois de largura, em que predomina o azul, o tapete tem quase 50 quilos e foi fabricado com lã oriunda da Nova Zelândia e fio de viscose, segundo técnicas de tufagem que combinam a tradição manual com a mais moderna tecnologia de produção industrial existente em Portugal. Os tufos de diferentes alturas (entre oito e 65 milímetros) realçam as formas animais representadas na peça, numa reinterpretação estética do tema musical “El toro enamorado de la luna”, imortalizado por diversos artistas entre os quais, Gipsy Kings, em que a estilista portuguesa se inspirou para desenhar a sua coleção de senhora para a próxima estação fria.

“Estou muito contente com o resultado final. A qualidade do fabrico da Desistart valoriza a peça. Trabalhámos em equipa e conseguimos uma tapeçaria pela qual toda a gente de bom gosto se irá enamorar, seguramente”, refere Katty Xiomara, que no mês passado surpreendeu o mundo da moda ao incorporar uma pequena peça de tapeçaria num desfile que a organização do Portugal Fashion realizou em Nova Iorque.

Por seu lado, Henrique Ferreira, administrador da empresa responsável pela execução desta peça única, destaca “o interesse destas parcerias para as empresas portuguesas dos sectores ditos tradicionais”. Portugal tem “talentos como a Katty Xiomara em vários segmentos das indústrias criativas”, reconhece, pelo que a indústria nacional de tapeçaria “só tem a ganhar em incorporar esse potencial criativo nas suas propostas, para se continuar a expandir e diferenciar pelo valor do design e da inovação”.

A peça será dada a conhecer durante o desfile da estilista que decorrerá esta sexta-feira, dia 24, na antiga Cadeia da Relação do Porto.

katty xiomara

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT