Moda

Portugal Fashion: Katty Xiomara apresentou uma curta-metragem na Alfândega do Porto

A criadora mostrou as suas criações para a coleção Alma num formato híbrido durante a tarde desta quinta-feira.
Créditos: Guilherme Lucas.

Esta quinta-feira, 15 de outubro, Katty Xiomara mostrou às 17 horas na Alfândega do Porto uma coleção onde quis provar que “as ligações pessoais importam e as ligações criativas nos enriquecem”. Nas novas propostas da criadora sempre tão aguardada no Portugal Fashion, as formas são flutuantes e simples.

Para a 47.ª edição do evento, Xiomara regressou com a coleção “Alma”, numa apresentação em que a presença física das modelos se conjugou com a exibição de uma curta-metragem exclusiva. À semelhança de coleções anteriores, usou matérias-primas exclusivamente nacionais com objetivos sustentáveis. 

Katty Xiomara aplicou novamente conceitos de eco-design para o desenvolvimento das peças com cortes românticos, que assumiram tons neutros em que dominaram o preto e o branco, mas que também contaram com apontamentos de cinzento, vermelho, rosa, verde e lilás. 

Como começou Katty Xiomara?

Viveu na Venezuela até aos 18 anos. Recorda-se de passar a infância na rua, rodeada pela natureza, com o clima temperado da América do Sul. Tímida, usava a roupa para se expressar. Agora que pensa nesse período da sua vida, nos anos 70, nota que nessa altura a realidade em Portugal era diferente. Aliás, foi este o ponto de partida para a coleção que apresentou em março deste ano.

Katty Xiomara terminou o curso de Design de Moda em 1997 no Citex, agora Modatex, onde atualmente é professora. Faz parte do calendário de desfiles do Portugal Fashion desde 1998. 

Desde setembro de 2013 que apresenta as suas coleções na Semana da Moda de Nova Iorque, onde regressou em setembro de 2016 e fevereiro de 2017 com o apoio do Portugal Fashion. A imagem corporativa foi reconhecida e premiada pela revista americana “How” e o seu trabalho foi publicado em várias revistas internacionais.

A seguir, carregue na galeria para conhecer a nova coleção da criadora.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT