Parece que há uma nova tradição na ModaLisboa. Luís Carvalho foi escolhido, mais uma vez, para encerrar este domingo, 5 de outubro, a nova edição do evento, que decorreu principalmente no Pátio da Galé desde sexta-feira. Para a ocasião, apresentou “União”, a sua nova linha.
“Foi muito interessante porque fiz um trabalho mais artesanal na construção destas peças”, conta à NiT, com orgulho.
Muitas das peças, desde vestidos a camisas, vinham acompanhadas por fitas que foram cosidas uma a uma pelo próprio designer de 38 anos. “Acima de tudo, é quase como uma evolução do meu trabalho e da última coleção em que também trabalhei muito.”
A inspiração veio destas mesmas fitas e da forma como combinavam. A partir daí, nasceu o conceito que dá nome à coleção. “É uma união de tecidos. Depois, há uma linha que une todos os grupos. Temos sempre uma barra aplicada nas peças. Seja drapeada ou franzida, há sempre essa imagem presente”.
A paleta cromática — com verde, amarelo mostarda, roxo e azul petróleo — fluem em harmonia, apesar de serem pigmentos tão distintos. “Com esta junção quis destacar, mais uma vez, a união. São todas tão diferentes, mas funcionam bem juntas. A cor mais clara serve quase como um respirar.”
Este conceito verificou-se na própria forma como o desfile se desenrolou. No final, surgiram dois pares de modelos de mãos dadas. “Eu brinquei e disse que era um casamento”, comenta Luís Carvalho.
Estas novidades também foram criadas, mais uma vez, com cerca de 80 por cento de materiais provenientes de deadstock ou fibras recicladas. A sustentabilidade é, para o criativo, uma questão cada vez mais importante.
“Acho que isso tem que estar cada vez mais presente nas nossas coleções. É claro que é impossível fazer uma coleção 100 por cento sustentável, mas tem que haver esse cuidado.”
Outra das características da linha tem a ver com a sua abrangência. Luís Carvalho não tinha nenhum tipo de cliente ou público-alvo em mente enquanto preparava este desfile. “É destinado a toda a gente e eu sempre achei isso muito bonito. Já é habitual nas minhas coleções”.
Como começou a carreira
Luís Carvalho nasceu em 1987, em Vizela. Em 2009, licenciou-se em Design de Moda e Têxtil pela Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. Dois anos mais tarde, venceu o prémio para melhor coordenado masculino no Acrobactic 2011, no Porto.
Chegou a trabalhar nos ateliers de Filipe Faísca e Ricardo Preto e foi designer de moda da Salsa Jeans durante dois anos e meio, até decidir aventurar-se em nome próprio, em 2013. Nesse mesmo ano apresentou a sua primeira coleção na ModaLisboa e um ano mais tarde abriu o primeiro espaço físico, em Vizela, onde junta a loja e atelier.
Em 2015, foi convidado para lecionar na Escola Profissional CENATEX, em Guimarães. Após um ano letivo, além de formador, Luís Carvalho passou a acumular as funções de coordenador do curso de Design de Moda. Em maio de 2017, venceu o Globo de Ouro de Melhor Estilista.
No ano passado, assinalou uma década de carreira na ModaLisboa, com um desfile repleto de estrelas dentro e fora da passarela. Tornou-se um dos nomes favoritos das celebridades, entre as quais Marisa Liz e Inês Castel-Branco, sobretudo devido à forma como explora as peças sem género.
Carregue na galeria para conhecer a nova coleção de Luís Carvalho.

LET'S ROCK







