É numa idílica villa italiana que os caóticos dramas familiares dos Roy encerram a terceira temporada da série da HBO. Entre confissões e traições, Kendall é um dos protagonistas. Nem todos conseguiram abstrair-se da tensão para reparar no que o ator tinha calçado: um par de loafers ultra-exclusivos que são a grande tendência entre os multimilionários.
Não ter reparado nesse pequeno pormenor não é pecado. Será até bastante normal. É que ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, a tendência entre os endinheirados é cada vez a discrição. E os loafers da centenária marca italiana Loro Piana traduzem isso mesmo: o luxo da discrição.
Muito se tem falado de “Succession” — atualmente no ar, com a sua última e quarta temporada — e de como é uma forma de todos espreitarmos para os bastidores do seio de uma família multimilionária. Apesar de ser obviamente ficção, há cada vez mais suspeitas de que traduzem o que acontece na realidade com os Murdoch, a família que reina sobre um império global de comunicação social. Há até quem revele que os membros da família suspeitam que outros membros estejam a revelar detalhes sórdidos à produção da série.
Dramas televisivos à parte, a verdade é que as personagens da série refletem também uma tendência que se acentuou no período pós-pandemia. À medida que a desigualdade se acentua — os ricos acumularam, nos últimos anos, ainda mais riqueza, à medida que em sentido contrário, os pobres ficaram ainda mais pobres —, também o sentimento de injustiça tornou-se mais prevalente. Ocultar o luxo é também uma forma de os milionários se protegerem num mundo afetado pelo impacto financeiro da pandemia e assolado pela inflação.
O novo estilo é também um prolongamento dos hábitos conquistados na pandemia, com a roupa de conforto a começar a ganhar espaço no guarda-roupa. Os especialistas chamam-lhe “stealth wealth”, riqueza discreta.
O segredo? Largar todas as peças que anunciem o seu custo proibitivo. Dá-se, portanto, preferência a peças sem logótipos e brandings descarados; cores esbatidas, clássicas; cortes também eles tradicionais. Há quem afirme que esta tendência caminha numa linha ténue entre o “luxo discreto” e o total aborrecimento. São opiniões que não parecem incomodar os multimilionários.
Mas de volta aos loafers do momento. A sua fama é normalmente atribuída precisamente a esse fatídico episódio em que Kendall Roy se deixa abater pela alta traição promovida pelo próprio pai. Nos pés trazia uns simples, mas valiosos sapatos Loro Piana.
A marca italiana de Trivero comemora o seu centenário em 2024 e tem origens humildes. Em nove décadas, os vendedores de lã tornaram-se numa das casas mais exclusivas do país — e que hoje tem como seu acionista maioritário a LVMH, o grupo que detém marcas como Louis Vuitton, Givenchy e quase todas as grandes marcas de luxo.
A associação a “Succession” e a Kendall Roy parece interessar à marca, que numa das suas últimas apresentações ao público criou mesmo uma prateleira dedicada à série. Chegou também a enviar um novo modelo ao ator Jeremy Strong, para fazer parte do guarda-roupa da sua personagem na quarta temporada.
A peça escolhida? Um casaco personalizado avaliado em cerca de 20 mil euros. Segundo Strong, foi o próprio que se envolveu no processo de criação do guarda-roupa — algo que condiz como o seu método de encarnar um personagem. “Tudo o que faço, faço por minha própria conta, porque sinto que esses detalhes são realmente importantes para mim”, contou à “GQ”.
O luxo discreto poderia muito bem ser o lema da marca italiana que vende simples camisolas de caxemira por 1700 euros e casacos a 22 mil euros. Segundo a Loro Piana, os preços são justificados pela qualidade dos materiais usados. Quanto mais raros, melhor. Entre os materiais estão, claro, apenas fibras naturais. A lã de vicuña — uma espécie animal que se encontra nos Andes peruanos — é uma delas, sendo que o investimento da empresa tem também ajudado a evitar a sua extinção. Mas para quem olha, é possível distinguir se a peça usa essa lã ou outra lá qualquer? Nem por isso.
Os Summer Walk são um modelo casual e elegante, fresco para os dias quentes e que apostam em três materiais à escolha: camurça, caxemira ou pele. Design clássico, salto baixo feito numa borracha exclusiva da marca. É tudo isto que justifica o preço a que são vendidos: mais de 800 euros.
A nova tendência parece também ser a grande oportunidade da marca. Se nunca fez grandes campanhas de marketing, a verdade é que a fama recém-adquirida parece estar a mudar mentalidades. Com muitas cópias dos seus Summer Walk a surgirem no mercado, os italianos não brincaram em serviço. “Usados por quem faz. Copiados por quem não sabe fazer.”